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Franquias
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
28 de julho de 2021
Qual o perfil para investir em franquia?
E você, será que tem perfil pra investir em franquia?
Se você acredita em seu potencial e conta com uma reserva financeira, de cara já tem meio caminho andado para investir num negócio próprio. E o franchising é uma forma de investir sem correr muitos riscos. Porque trata-se de um negócio já estruturado, com regras prontas definidas pelo franqueador, marca conhecida no mercado e com público cativo.
Diferentemente do que muitos pensam, empreendedorismo nem sempre é uma vocação. Pode ser também necessidade. A isso, somam-se algumas habilidades necessárias ao perfil do futuro investidor em franquia.
Por exemplo, foco em resultados, dinamismo, organização, comprometimento, além de perseverança e versatilidade.
Abaixo, verifique se você tem o perfil para investir em franquia, que contempla algumas das principais características pra ser investidor e ter sucesso:
A capacidade de liderar do franqueado faz com que a equipe que atua no negócio se sinta mais engajada. Pessoas comprometidas trabalham mais felizes e rendem resultados mais eficientes.
Um líder deve saber motivar as pessoas e ser fonte de inspiração para os funcionários que trabalham com ele.
O franqueado precisa se esforçar pra ter bons resultados. Não basta ter somente o negócio. O dono precisa estar sempre atento às situações do dia a dia, principalmente, após a abertura da unidade.
Deve, ainda, contribuir em todo o processo, desde a administração até a realização da limpeza e prestar o atendimento ao cliente.
Ou seja, para conhecer e saber lidar com o negócio, o franqueado precisa por a mão na massa e conhecer de todas as maneiras o serviço ou o produto que vende. No início do empreendimento, principalmente, a dedicação precisa ser total, praticamente em tempo integral.
O franqueado precisa lidar com as regras e imposições estabelecidas pelo franqueador. Isso garante boa parte do sucesso de uma rede de franquias.
Afinal, muito do resultado depende, principalmente, do bom relacionamento e comprometimento entre as partes envolvidas.
A boa relação é fundamental para o sucesso e rentabilidade do negócio. No entanto, há conflitos e problemas que, mesmo assim, podem surgir ao longo da convivência. Por isso, é muito importante buscar soluções antes que os conflitos cresçam e se espalhem por toda a rede.
O franqueado precisa saber negociar bem pra promover sua empresa sustentavelmente. Ou seja, procure desenvolver boas habilidades de negociação pra alcançar sucesso em sua franquia. Busque, também, entender o mercado, o público e planejar bem o negócio. Tudo isso ajuda muito nas argumentações.
Transparência, frequência e saber ouvir são as principais características para o sucesso de uma franquia. Por isso, é importante que o franqueado esteja em perfeita sintonia com a rede de franquias e com os profissionais que trabalham na sua unidade.
Esta é uma habilidade de comunicação. É quando você incentiva uma pessoa a aceitar o seu argumento ou a realizar determinada ação. Por meio da persuasão, você incita e aconselha os outros a acreditarem no que você está falando.
Do estoque à apresentação do espaço de sua unidade e da boa apresentação dos colaboradores às planilhas financeiras, a organização é primordial para o funcionamento de todos os setores da franquia.
A tecnologia é uma aliada na hora de organizar digitalmente os documentos, atualizar dados e planejar
Essas características fazem o negócio fluir melhor, demonstram credibilidade e equilíbrio. Para se motivar ainda mais, procure conhecer melhor o mercado, leia sobre o segmento e o que as empresas estão fazendo pra serem mais criativas e conseguir maior lucro.
Participe, sempre que puder, de seminários e encontros pra trocar ideias e se reciclar. Esteja atuante no negócio que escolheu pra administrar. Transmita seus conhecimentos e aprendizados pra sua equipe, engajando-a sempre.
Avalie bem todos os aspectos que descrevemos até aqui e busque planejar a aquisição de sua franquia. Lembre-se que o sucesso é uma somatória de pontos. O pontapé inicial pra se ter um negócio próprio de sucesso resume-se na palavra “vontade”. Os próximos passos são fatores que podem ser desenvolvidos.
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