- Contraste
- Texto
Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
21 de setembro de 2022
Franquias brasileiras se expandem para o exterior
Depois da estagnação ocorrida em 2020, marcada principalmente pela pandemia do coronavírus, o movimento das franquias brasileiras no exterior voltou a se expandir, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Só em 2021, o aumento das franquias brasileiras foi de 12% superior ao ano anterior no mercado internacional. Ou seja, 20 novas redes começaram a faturar no exterior. E agora são 183 marcas brasileiras de franquias com operações fora do país.
Os Estados Unidos lideram a lista com 69 franquias brasileiras. Em seguida, aparece Portugal, com 51. E o Paraguai com 44 franquias em atuação. Novos países também passaram a contar com o franchising brasileiro, passando de 106 para 114.Abrir franquias brasileiras no exterior está no planejamento de muitos empreendedores. Eles buscam por novos mercados e novas fontes de faturamento, com moedas mais fortes e diluição do risco. Se está em seus planos de negócio abrir uma franquia no exterior, conheça, então, as principais vantagens:
Agora que você conhece as principais vantagens em abrir uma franquia fora do país, é necessário passar por algumas etapas para que a sua escolha seja adequada. E seu negócio seja promissor.
Para fazer a internacionalização de franquias, é necessário morar no país que escolher. Para isso, considere o clima, a qualidade e custo de vida do local e as características dos habitantes. Pesquise se o país tem um mercado propício para a franquia que você deseja abrir.
Importante conhecer bem o negócio, como modelo de atuação, público-alvo, além dos potenciais de seus serviços e produtos. Tenha certeza de que ele será moldado à cultura do país onde será aberto.
Estude os mercados internacionais que possuem capacidade para receber sua franquia Avalie a proximidade geográfica e cultural do país onde pretende abrir a unidade. Entre outros aspectos, leve em conta também o nível de prosperidade econômica do país, o custo das operações, as taxas cambiais e a legislação.
Busque se informar com outros franqueadores que atuam no exterior sobre o negócio que pretende abrir. Fale com os moradores da região. E, se possível, contrate profissionais especializados para realizar um estudo mais completo.
Verifique tudo o que precisa para montar sua franquia dentro da legalidade do país escolhido. Dessa forma, você pode evitar possíveis complicações com a justiça local. Converse com o setor jurídico do franqueador para apoiá-lo nessa tarefa.
Como a estrutura jurídica das empresas é diferente de país para país, é imprescindível entender como funciona a carga tributária do país onde se deseja fazer a internacionalização de franquias. Com isso, o empreendedor consegue se planejar melhor para executar seu plano.
Em alguns países é necessário o visto permanente. Então, procure se orientar a respeito com pessoas que conhecem esses processos, como advogados e consultorias na área.
Antes de partir para a nova vida no exterior e tocar sua franquia, faça um planejamento financeiro. Levante os gastos pessoais mensais, compare o custo de vida do local e determine um prazo de retorno financeiro conservador para a sua franquia em outro país.
Com isso, você identifica o montante de recursos que serão necessários para a nova empreitada antes mesmo de iniciar o negócio. Este planejamento minucioso pode evitar prejuízos e dores de cabeça futuras.
Se sua meta é montar uma franquia de escolas de língua, por exemplo, descubra quais países possuem esse público-alvo. Explore alguns mercados (países) diferentes e franqueadores que possam trazer vantagens, como auxiliar no desenvolvimento de planos de marketing, estreitar a relação com o consumidor final, aprimorar o conhecimento do mercado, aumentar o volume de vendas e gerar economia de escala.
A cotação para abrir uma franquia em outro país deve ser feita em moeda local.
Veja se a atividade é permitida naquele país ou se são impostas questões complexas para a sua abertura.
A Wizard by Pearson possui 7 franquias no exterior, sendo uma nos Estados Unidos, duas na Costa Rica, uma no Paraguai e três no Japão. A instituição oferece cursos de 8 idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês, chinês e português para estrangeiros.
Investir numa franquia de idiomas é entregar uma solução para públicos de todo o mundo. Estudar uma nova língua é uma demanda que não para de crescer, independentemente do local. Afinal, as pessoas buscam saber pelo menos uma língua estrangeira, para se qualificar mais e valorizar sua carreira profissional.
Quer abrir uma franquia de idiomas? Saiba qual tipo de experiência você precisa ter.
15 de setembro de 2023
Você sabia que investir em uma franquia, especialmente uma franquia de educação como a Wizard by Pearson, pode ser um passo significativo em direção à independência financeira?
02 de agosto de 2023
18 de julho de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários