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Franquias
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
04 de fevereiro de 2020
Como aumentar a lucratividade do meu negócio?
Uma prioridade para os empreendedores é aumentar a lucratividade, elemento fundamental para ampliar e fortalecer seus negócios. Em tempos de crise, as ações nesse sentido são necessárias para garantir a sobrevivência da empresa.
A opção por uma franquia amplia ainda mais a possibilidade de lucro, por se tratar de uma empresa com marca já consolidada no mercado, com infraestrutura e estratégias de marketing já definidas, poupando tempo e esforço do empreendedor.
Para obter esse resultado, é preciso pensar e agir estrategicamente. Neste texto, vamos apresentar sete medidas que vão ajudar você a obter uma lucratividade muito maior no seu empreendimento. Acompanhe o artigo!
Uma atitude bem equivocada e comum é concentrar todos os esforços em apenas uma empresa. A verdade é que se você tiver negócios de diferentes ramos, a possibilidade de enfrentar uma crise causada pela falta de faturamento é muito menor.
Na hora de abrir uma nova empresa, um dos caminhos mais seguros é optar por uma franquia, já que esse modelo possui toda a infraestrutura, a identidade visual e a estratégia de marketing prontas.
Além disso, franquias são de marcas já consolidadas no mercado, o que ajuda na obtenção de clientes.
Apenas colocar algumas ações em prática, sem saber exatamente o que está fazendo, pode resultar em gastos sem o retorno esperado.
Para que você consiga um lucro maior no seu negócio, tenha um quadro claro da situação atual da empresa, estabeleça algumas metas e defina abordagens claras.
Após a execução dessas ações, meça novamente os rendimentos e o lucro da empresa e cheque se os resultados foram positivos ou se ações diferentes serão necessárias.
Leia também: Setor de franquias em crescimento
O bom controle financeiro da empresa é um dos pilares do sucesso. Entender como estão os gastos, realocar recursos e saber quando é possível investir em ações de marketing ou apostar na contratação de funcionários especializados são decisões importantes para reduzir os custos e usar a verba de maneira inteligente.
Manter o controle do negócio é essencial para obter uma boa margem de lucro, sempre buscando preservar os custos operacionais no nível mais baixo possível sem que isso afete a qualidade dos serviços prestados.
Se você já possui uma boa base de clientes, é hora de fidelizar essas pessoas para que elas continuem fornecendo um bom faturamento para a empresa.
Se essa base é pequena, é preciso investir em ações de marketing e em uma equipe competente de vendas, para que o seu negócio seja mais conhecido e o time comercial consiga converter essas iniciativas em novos contratos.
Com uma cartela de clientes mais robusta e consistente, aumentar a lucratividade acaba sendo uma consequência.
Sabe como investir em franquias de sucesso? Veja o que saber para começar
Procure por novas maneiras de aumentar o faturamento sem que isso afete os custos de produção. Algumas das estratégias que podem ser aplicadas são: reajustar os valores de alguns produtos, oferecer promoções na venda de combos ou de pacotes de produtos/serviços, apostar no cross selling (venda de produtos complementares para o mesmo cliente), oferecer descontos para que antigos clientes voltem a comprar etc.
O aumento da receita geralmente amplia a margem de lucro e traz maior segurança financeira para o negócio. Só tome cuidado para que a mudança nos valores não seja brusca e acabe afastando os consumidores.
Uma maneira de aumentar a lucratividade é oferecer serviços com receita recorrente, como modelos de assinatura pelos quais o cliente paga uma taxa mensal.
Esse tipo de negócio ajuda o empreendedor a prever as receitas dos próximos meses e facilita a administração financeira.
Como os serviços por assinatura geralmente têm um custo menor para o cliente do que a compra, pode ser uma opção mais interessante, principalmente nos primeiros meses de uso, enquanto o consumidor ainda testa se a solução atende suas necessidades.
Você pode aplicar diversas técnicas para aumentar a lucratividade, mas dificilmente conseguirá resultados expressivos se não usar a tecnologia a seu favor. Use um bom software para organizar as informações dos clientes, analisar histórico de vendas e dados que serão usados para comparação nos próximos períodos.
Esse tipo de ferramenta permite um monitoramento das atividades e ajuda o empreendedor a entender quais ações estão realmente trazendo resultados.
Com as sugestões acima, é possível aumentar a lucratividade de maneira sustentável e impulsionar o crescimento do negócio. Apostando em uma nova franquia do mesmo setor, você consegue escalar seus ganhos com os conhecimentos e experiências que já possui, exercendo o mesmo modelo de administração, mas em proporções maiores.
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1 Comentário
1 Comentário
20 de fevereiro de 2020 às 13:42
Boa tarde, gostei.