- Contraste
- Texto
Cultura
3 minutos de leitura
Por Redação Wizard
02 de abril de 2021
Você sabe o que é K-pop?
Você já ouviu falar em K-pop? Essa sigla está cada vez mais na moda entre os países do ocidente e tem conquistado muitos fãs ao longo dos anos. Se você não sabe o que é ou se quer conhecer um pouco mais sobre esse gênero musical, fique conosco, prepare a sua playlist e vamos aprender!
A sigla se refere a “Korean pop”, ou seja, um gênero musical pop que surgiu na Coréia do Sul. Originado no ano de 1992, com o grupo Seo Taiji and Boys, o estilo logo se popularizou nos países asiáticos.
Com características muito marcantes, o K-pop tornou-se uma febre, e hoje é tocado em todo o mundo. Além disso, movimenta muito dinheiro, sendo uma das principais fontes de renda da Coréia do Sul nos últimos anos.
Na atualidade, os grupos de música pop sul-coreana são elevados a um nível de idolatria muito alto, e tudo isso se deve aos efeitos dos shows, às músicas que ficam na cabeça e às inúmeras coreografias bem ensaiadas e sincronizadas.
Ao assistir a um clipe ou a uma performance de uma banda de K-pop, você pode perceber que todos os integrantes têm um papel de destaque, diferente dos grupos ocidentais, nos quais a maioria possui um líder. Nas canções, todos cantam e dançam a todo momento, causando uma sensação contagiante em quem está assistindo.
Embora a base do K-pop seja o pop, o gênero recebe influências de muitos outros estilos musicais que são sucesso mundo afora. Entre eles, podemos destacar o hip-hop, o R&B, o rock e o jazz.
Dessa mistura eclética, surgiram hits que já superaram importantes nomes da música internacional em premiações mundiais da categoria, como é o caso do grupo BTS, vencedor da categoria Favorite Social Artist em 2018 e 2019 no American Music Awards, e do Top Duo/Group em 2019 e 2020 no Billboard Music Awards.
Devido à enorme popularidade também no ocidente, as bandas investiram em canções que misturam o inglês com o coreano, para agregar ainda mais fãs, que passaram a compreender parte da letra.
O sucesso recente desse estilo musical se deve, principalmente, ao clipe de Gangnam Style, lançado em 2012 pelo cantor solo Psy. O vídeo, que se tornou viral no mundo todo, apresentou um modo diferente de apresentação, que as músicas ocidentais não costumam ter.
A partir desse momento, as buscas por outras músicas do cantor, e por bandas similares, aumentaram, o que deu origem a novos grupos sul-coreanos.
Se você ainda não conhece muitos artistas de K-pop, confira abaixo alguns grupos e cantores solo que fazem sucesso:
1 – BTS
O grupo, composto por 7 cantores, está em atividade desde 2013 e é considerado um dos sinônimos de música pop sul-coreana. Sua fama rendeu diversos prêmios, como os já citados anteriormente.
2 – Super Junior
Com um pouco mais de quilômetros rodados na estrada do K-pop, o grupo Super Junior iniciou sua caminhada em 2005 com 12 participantes, e abriu espaço para a popularização do ritmo em escala mundial.
3 – Blackpink
As mulheres também arrasam no K-pop, e um dos grupos que arrasta mais fãs na atualidade é o Blackpink, composto por 4 artistas que se juntaram em 2016, e desde o começo, conquistaram seu espaço na galeria dos grupos de sucesso.
4 – Twice
Outra formação musical, que não para de ganhar ouvintes, é o Twice. Criado em 2016, e formado por nove artistas, o grupo, apesar de ser identificado com o K-pop, tem cantoras nascidas na Coréia do Sul, no Japão, em Taiwan e nos Estados Unidos.
Extra
Escute estes hits!
Para finalizar o conteúdo sobre a cultura pop da Coréia do Sul, selecionamos as músicas de maior sucesso atualmente para você conhecer e se divertir. Confira!
Muito legal conhecer um pouco mais sobre a cultura de um país tão diferente do nosso, não é mesmo? Escreva aqui nos comentários se você é fã de algum grupo de K-pop e qual é a sua música favorita.
08 de agosto de 2023
História do futebol: o que a Inglaterra tem a ver com isso?
07 de agosto de 2023
20 de abril de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários