- Contraste
- Texto
Carreira
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
01 de agosto de 2022
Qual o salário de quem fala inglês?
Quem fala inglês ganha um salário maior que o dos colegas de trabalho que não dominam este idioma. Esse dado vem de pesquisas realizadas nos últimos anos.
O profissional que domina a língua inglesa consegue oportunidades de trabalho muito interessantes, principalmente em grandes empresas. Ele também se torna mais qualificado e atualizado, pois consome conteúdo em inglês.
As oportunidades não param por aí. Muitos países abrem suas portas para os profissionais que falam inglês, como Austrália e Canadá.
Quer saber qual o salário de quem fala inglês? A gente te conta:
Números da Catho, um dos maiores sites brasileiros de classificados de empregos, mostra que somente 3% dos profissionais no país são fluentes em inglês. Esse número é, de fato, muito pequeno quando comparado com outros países.
O Brasil ocupa a 60ª colocação no ranking mundial de proficiência, segundo estudo da EF EPI. Na América latina, o nosso país está atrás de nações como Argentina e Bolívia. Isso vai na contramão do que o mercado quer.
Vivemos numa era conectada e globalizada, na qual a necessidade de comunicação é algo essencial nas empresas. Ainda tem mais: ela aumenta de acordo com o nível hierárquico do funcionário.
Um gerente ou diretor de uma grande empresa precisa conversar com diversos stakeholders, da equipe aos fornecedores, muitas vezes passando pelos clientes.
Em alguns casos, esses profissionais devem buscar novos mercados, às vezes fora do país.
Uma pesquisa feita pela Catho revela que é notável o aumento na faixa salarial de quem tem o inglês como segundo idioma. O salário de quem domina a língua inglesa é, em média, 83% maior do que quem não tem esse conhecimento.
Dependendo do nível da função que se exerce no mercado de trabalho, essa diferença pode chegar a 118%. É o caso dos cargos de liderança que envolvem consultoria, como coordenadores, supervisores e diretores.
Mas os assistentes e auxiliares que dominam o inglês ganham, em média, 63% a mais que seus pares.
Para que você tenha uma ideia da importância do profissional que fala inglês no mercado de trabalho, vamos comparar dois dados.
Em 2017, a mesma pesquisa Catho identificou que os profissionais que falavam inglês na época já ganhavam, em média, 38% a mais que seus pares. Esse número saltou, em 2021, para 83%.
Bastaram apenas quatro anos para que houvesse uma valorização de 45 pontos percentuais na média de todos os cargos analisados.
O inglês demonstra ao recrutador que o profissional busca aperfeiçoamento e aprendizado, se preparando para dar outros passos em sua carreira.
Nos testes de inglês realizados na plataforma da Catho por 106.659 candidatos a vagas de emprego, 34.931 têm nível básico (33%), 40.499 têm nível intermediário (38%) e 31.229 têm nível avançado (29%).
Aprender inglês pode trazer vantagens não só para o salário, como também na área da saúde e em níveis culturais. Veja:
O inglês é uma língua franca, ou seja, é o idioma de contato que um grupo multilíngue adota intencionalmente para que possam se comunicar.
Em português claro, é como juntar um brasileiro, um espanhol, um húngaro, um tailandês, um sul-coreano e um filipino na mesma sala. Como eles vão se comunicar? Escolhendo um idioma, que provavelmente será o inglês.
Por ser um dos principais idiomas do mundo, o inglês amplia a forma de enxergar o nosso planeta e suas infinitas possibilidades. Você pode viver e trabalhar em diferentes países.
Os profissionais que têm fluência em inglês são os escolhidos para viagens ao exterior, representando suas empresas. Isso permite um contato muito importante com outras culturas.
Quem tem conhecimento na língua inglesa consegue se comunicar de maneira completa, entendendo e se fazendo entender. Isso abre portas para novas oportunidades, como conhecer outras culturas.
No âmbito profissional, o conhecimento de novas culturas é essencial para estabelecer um relacionamento com os clientes de outro país.
Mais uma vantagem do inglês para a carreira: o domínio deste idioma é capaz de interferir de forma direta e positiva em sua vida acadêmica e profissional.
Quem domina a língua inglesa aumenta suas chances de conquistar empregos e cargos diferenciados, em empresas muito competitivas.
O inglês vem sendo muito valorizado nas áreas abaixo:
O profissional que fala inglês, além de um salário maior, consegue realizar testes de proficiência e conquistar certificações para seu currículo.
Também pode estudar com bolsas de pós-graduação em outros países. Se não puder ir até eles, consegue fazer cursos a distância em instituições de ensino superior ao redor do mundo.
Outra vantagem é o acesso a conteúdos diferenciados que podem ajudar profissionalmente, pois muitas pesquisas e estudos são feitos em inglês.
O inglês também possibilita aumentar sua rede de contatos e fontes de informações.
Isso é o que acontece com quem aprende novos idiomas, como o inglês. Neurologistas afirmam que o cérebro responde de forma semelhante a um músculo, portanto, é fundamental exercitá-lo.
Quem aprende uma nova língua consegue melhorar a memória, pois aprende gramática e vocabulário desse outro idioma. Tudo isso tem efeitos positivos na retenção cognitiva diária.
O cérebro também fica mais saudável, pois a estrutura desse órgão muda naquelas pessoas que aprendem outro idioma. O hipocampo, que trabalha a emoção e a memória, e as regiões do córtex cerebral são as que mais têm ganhos.
Além de ficar mais inteligente, ser fluente oferece outras vantagens cognitivas. Uma delas é a melhoria significativa na habilidade de filtrar informações dispensáveis, ou seja, aumenta a concentração e o foco.
Note como o inglês é um idioma que, além do aumento no salário, proporciona inúmeras outras vantagens para quem o domina.
A Wizard tem a aula de inglês certa para você aprender o idioma. Conheça nossos cursos de inglês para crianças, adolescentes e adultos.
20 de setembro de 2023
A exigência do inglês para o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais comum, e a habilidade passou de diferencial para pré-requisito. Por esse motivo, não ser fluente na língua pode colocar muitas barreiras em sua carreira. Vamos entender melhor por que isso acontece!
04 de agosto de 2023
09 de janeiro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários