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Por Redação Wizard
03 de setembro de 2019

Millennials: Geração Y no trabalho e a chegada da Geração Z

Com o avanço do tempo e da tecnologia, tornou-se comum falar sobre os Millennials quando o assunto é o mundo corporativo. O termo designa um grupo de jovens que mudou um pouco a lógica corporativa ao ingressarem no mercado de trabalho, tendo um comportamento diferente da geração X (nascidos no período anterior aos Millennials). Para saber mais sobre a geração Y, continue lendo o artigo e entenda mais sobre seu conceito e impactos!

Quem são os Millennials?

Nos últimos anos, um novo perfil surgiu e surpreendeu no dia dia das empresas tradicionais e em todo mercado de trabalho, pois o modo de pensar sobre carreira dos profissionais mudou – surgiram os Millennials. O termo, que deriva da palavra "milenar" em inglês, refere-se às pessoas nascidas entre os anos 80 e início dos anos 90 e que, atualmente, são uma força de trabalho do mercado.

Os Millennials, que também podem ser chamados de geração Y, viveram o fenômeno da popularização da Internet, que logo evoluiu para as criações de dispositivos cada vez mais avançados no que diz respeito à conectividade e mundo globalizado. A geração Y cresceu dentro de um estilo de vida em que novas tecnologias surgiram e se tornaram cada vez mais acessíveis e populares, como computadores e smartphones. Por isso, é a primeiro geração a entender a tecnologia como parte da vida pessoal e, agora, profissional.

Quais os impactos da geração Y no mercado de trabalho?

O surgimento dos Millennials gerou efeitos no mercado de trabalho, inevitavelmente. Por isso, as grandes empresas tiveram que readaptar alguns métodos e lógicas de trabalho de acordo com os impactos, que foram positivos e negativos. Confira alguns abaixo!

Pontos Positivos

  • Proatividade e rapidez: os Millennials estão acostumados com a velocidade e a praticidade das coisas, o que originou uma preocupação desses profissionais com a ação/realização rápida e prática das coisas – eles não se acomodam facilmente;
  • Praticidade e desapego: por conta da tecnologia, a geração Y aprendeu a desapegar dos bens materiais, como carros, casas e até o fogão. Essa mudança na maneira de se relacionar com esses bens se comprova com o sucesso de apps como iFood, Uber e Airbnb.
  • Valorização do bem-estar: antes, um profissional se preocupava muito mais com o status de trabalho. Quanto mais alto o cargo de um funcionário em uma empresa, maior a sua satisfação. Hoje, os Millennials valorizam muito mais uma oferta de emprego que pode não ter um salário tão alto, mas que ofereça lazer, liberdade e qualidade vida. Em meio a esse novo estilo, nasceram também as Startups – clique e saiba mais sobre esse novo modelo de trabalho.

Pontos Negativos

  • Instabilidade: as múltiplas habilidades dos Millennials fazem com que o interesse desses profissionais seja direcionado por áreas diversas. Desse modo, eles costumam transitar por vários cargos e carreiras. Isso reflete negativamente na segurança das empresas em reter um determinado funcionário.
  • Imediatismo: nascer na era em que a tecnologia deu os primeiros passos fez com que os Millennials acompanhassem os avanços e evoluíssem junto com eles. Por isso, a velocidade das coisas acabou surtindo efeito na vida desse grupo de profissionais, tornando-se parte dela. Em decorrência disso, a geração Y é considerada a mais ansiosa de todos os tempos, o que pode prejudicar o desempenho de funções. Enquanto a geração X estava acostumada a um plano de carreira dentro da mesma empresa por toda vida, desde o início até se aposentar, a geração Y tem pressa em crescer, diminuindo o apego à empresa em que está.
  • Conflito de gerações: outro ponto para o qual as empresas precisam olhar com atenção é a possibilidade do surgimento de conflitos entre funcionários de gerações distintas. Portanto é necessária uma adaptação de gestão para lidar com os novos e antigos talentos.

Vem aí: Geração Z

Os Millennials são um grupo de jovens adultos inovadores, já que nasceram na mesma época em que a Internet ganhou força. Porém, além deles, vem aí a próxima geração, totalmente hiperconectada que promete muitas mudanças para o mundo: a geração Z.

Podendo ser chamada, também, de GenZ, essa geração é composta por jovens nascidos entre meados da década de 1990 e o final da década dos anos 2000. O grupo tem uma nova maneira de agir, pensar e consumir conteúdo e cultura – o que designa um desafio para os profissionais de marketing e comunicação, já que esses jovens produzem o conteúdo que consomem e são menos conectados às marcas, quando comparados com as gerações anteriores.

Uma prova de que esse grupo nasceu hiperconectado é a de que estar online virou um modo de vida. Para esses jovens, a Internet é usada para os mais diversos fins, substituindo ferramentas reais. Abaixo, confira alguns exemplos de comportamento da GenZ em relação à plataforma YouTube. Eles a usam para:

  • Aliviar o estresse;
  • Aprender coisas novas e tirar dúvidas;
  • Aprofundar conexões (os conteúdos fazem com que eles sintam que compartilham algo ou o mesmo sentimento que outras pessoas).

Além disso, os nascidos nesse período têm crescido numa época em que discussões sobre o meio ambiente e questões climáticas são cada vez mais comuns, podendo trazer insegurança e preocupação em relação ao futuro.

Conclusão

O termo Millennials tem origem na língua inglesa, mas não é só desse modo que a cultura americana está ligada a esse grupo de profissionais jovens adultos. Nos Estados Unidos, por exemplo, 45% dos profissionais da área estatística é composto, apenas, por Millennials. Já para os brasileiros integrantes desse grupo, possuir uma segunda língua no currículo é mais do que um diferencial, mas um requisito para ampliar ainda mais as oportunidades no mercado de trabalho. Veja os cursos de idiomas disponíveis no site da Wizard e visite a escola mais próxima para saber mais.

Na sua opinião, qual será o comportamento da geração Z no mercado de trabalho? Parecido com a geração Y ou perfil mais empreendedor através da Internet, startups? Deixe seu comentário!

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