- Contraste
- Texto
Idiomas
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
25 de setembro de 2018
Para que serve o -ing no inglês?
O uso de -ing no inglês é um assunto que gera muitas dúvidas aos estudantes. A terminação, frequentemente associada ao gerúndio do português, possui diversas outras funções na língua inglesa. No post de hoje, você vai aprender a reconhecê-las com a ajuda de algumas dicas que preparamos.
No present participle, o -ing é usado para transmitir ideias de movimento e continuidade, englobando alguns tempos verbais diferentes. Veja:
O present continuous traz o uso do -ing mais próximo do gerúndio no português, referindo-se a ações que estão acontecendo no momento da fala. Por exemplo:
O past continuous é utilizado para falar sobre ações que estavam em andamento no passado:
No inglês, o present perfect continuous é utilizado para dar uma certa ênfase a ações que se iniciaram no passado e ainda apresentam efeitos no presente. Novamente podemos ver o -ing sendo empregado com uma ideia de continuidade. Veja:
Nesses casos, o -ing transforma um verbo em adjetivo, procurando dar características a pessoas ou coisas da frase. Por exemplo:
A terminação -ing também é usada para construir frases relacionadas ao futuro. Veja:
Aproveite e veja nosso post sobre will e going to!
A primeira coisa a se atentar é que gerund não pode ser traduzido como o gerúndio do português. Eles são conceitos que tratam de coisas diferentes. As terminações -ndo, que constituem o gerúndio do português, são mais aplicáveis ao conceito de present participle do inglês.
O gerund, na gramática da língua inglesa, é a transformação de um verbo em um nome. Isso é feito com a colocação do -ing e possui algumas regras, como:
A colocação do -ing pode transformar alguns verbos em substantivos. Veja:
Veja a seguinte frase em português:
Correr é bom para a sua saúde.
“Correr” é um verbo, mas na frase ele assume o papel de nome. Fica implícito que o ato de correr é uma coisa que faz bem para a saúde, certo? No inglês isso também acontece! Só que, por regras do idioma, esse “correr” deve ser construído com a terminação -ing. Veja agora a mesma frase em inglês:
Perceba que a ideia é a mesma! A única diferença é que as regras gramaticais do inglês pedem a terminação -ing nesses casos. Veja mais alguns exemplos:
Um uso bem parecido com o caso acima é o emprego do -ing nas palavras para complementar o verbo to be na frase. Veja:
Perceba que você pode trocar a ordem da frase, por exemplo:
Os verbos que forem antecedidos por alguma preposição pedem, por regra, a colocação do -ing. With,after, without, at e by são exemplos de prepositions. Veja:
No inglês, vemos casos de frases em que dois verbos diferentes aparecem em sequência. Alguns deles podem exigir que o verbo seguinte seja acrescido da terminação -ing. Veja alguns exemplos:
Os verbos que sucedem os phrasal verbs na frase devem vir acrescidos da terminação -ing. Veja:
O domínio de todos esses usos só é possível com muito treino e prática! Então não desista e continue praticando o idioma! Gostou das dicas de como usar o -ing em inglês? Deixe sua opinião nos comentários!
Que tal fazer algumas aulas de ingles online totalmente grátis?
Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, venha para a Wizard. Cadastre-se no site e ganhe 4 aulas grátis para conhecer a metodologia!
Veja mais sobre o nosso curso de inglês online. Com o Wizard ON, você tem a mesma qualidade das aulas presenciais também no ambiente online.
12 de setembro de 2023
Bad hair day: como falar sobre cabelo em inglês
07 de setembro de 2023
05 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
1 Comentário
1 Comentário
7 de abril de 2020 às 14:57
I’m watching series
I’m going my homeworks
I’m sleeping a lot