Franquias de sucesso: como identificar uma?

6 minutos de leitura.

Em um cenário econômico extremamente competitivo, falar de franquias de sucesso é um alento para quem busca oportunidades certeiras para investir ou ter seu próprio negócio. 

Importante frisar que esse modelo de negócio é recomendado para diversos perfis de investidores. Isso porque as franquias proporcionam retorno rápido do investimento, excelente rentabilidade, segurança e suporte especializado. 

No entanto, como em qualquer segmento, há as franquias mais bem-sucedidas. Ou seja, as que se destacam das demais por oferecerem oportunidades mais seguras e rentáveis. E isso não apenas a curto prazo. Na verdade, as franquias de sucesso são concebidas sob marcas fortes e resilientes também a longo prazo. 

Mas diante da avalanche de informações que nos atinge todos os dias, como identificar franquias de sucesso para investir e se dar bem no mercado? A seguir, você acompanha as características principais das franquias de sucesso: 

1. Regularização e conformidade com a lei de franquias 

O primeiro passo para quem mergulha no empreendedorismo é analisar as alternativas de investimento e selecionar as franquias de sucesso e, com isso, se livrar das armadilhas fazendo uma avaliação criteriosa. É preciso saber se a franqueadora segue todas as regras que regem este mercado e estão presentes na lei das franquias, sob o número 13.966, de 26 de dezembro de 2019. 

Outra medida imprescindível é checar se o CNPJ corresponde à marca franqueadora e se a situação cadastral consta como “ativa” na Receita Federal. Realmente, se a franquia não cumpre esses dois requisitos, não siga adiante. Os golpistas estão sempre à espreita para fisgar os desavisados. 

2. Resultados comprovados com transparência 

Pode ter certeza de que as franquias de sucesso têm resultados positivos comprovados de maneira transparente e confiável. Afinal, elas não vão divulgar inverdades nos materiais de captação de investidores. 

Elas não informam valores e realizações que, depois, não podem ser validadas na Circular de Oferta de Franquia (COF) nem na gestão da unidade franqueada. Certifique-se de que essa etapa foi cumprida e siga em frente. 

3. Suporte ao franqueado 

Outro aspecto relevante a ser avaliado é o modo como a franquia trata os franqueados. A qualidade do suporte oferecido é fundamental para que o negócio decole. Essa atenção ao franqueado deve abranger todas as áreas: comercial, logística, financeira e de marketing.

Sim, não importa em qual área você está solicitando suporte. Para se ter uma ideia, as franquias de sucesso oferecem os melhores consultores para resolver todas as questões e garantir o suporte necessário para que a unidade franqueada seja bem-sucedida. 

4. Marca reconhecida 

De modo geral, as franquias mais bem-sucedidas são desenvolvidas e fortalecidas a partir de uma marca reconhecida e com valor no mercado. Por isso, começar um negócio contando com o selo de uma marca forte vai fazer o franqueado economizar tempo e dinheiro. 

Estamos falando de divulgação e estratégias de atração de clientes. E esse movimento mais certeiro poderá acelerar os resultados e, por que não, potenciar a expansão dos negócios.  

5. Transferência de conhecimento 

Fique atento à forma como se dá o relacionamento entre a franquia e o franqueado. Tudo porque as franquias de sucesso são as que mais transferem conhecimento e as que mais compartilham experiências com seus franqueados. 

Afinal, essa prática é uma das responsáveis pelo modelo de excelência oferecido pela franquia. Caso não tenha acesso a essas práticas e metodologias, pode até significar não alcançar os resultados prometidos. 

Por isso, é indispensável questionar a franquia sobre manuais, padrões operacionais, capacitações oferecidas e consultorias, entre outros. A conversa com outros franqueados também é valiosa para entender como é o apoio oferecido pelo franqueador na prática. 

6. Digitalização 

É óbvio, mas sempre é bom dizer que cada vez menos há espaço para negócios que não se digitalizaram, que não investiram em espaços relevantes na web. Realmente, a tecnologia é fator-chave para as franquias de sucesso. 

Normalmente, essas franquias costumam compartilhar com os franqueados acesso a esses recursos, como sistema de gestão integrado e portal do associado, entre outros. 

Observe o exemplo de franquias na área de educação — aliás, um dos setores mais promissores do mercado atual. Elas proporcionam também uma experiência de aprendizagem mais interativa, com funcionalidades online – algo de extrema necessidade nos tempos atuais. 

7. Franquias de sucesso têm reputação em alta 

Outro ponto em comum entre as franquias de sucesso diz respeito à reputação que a empresa construiu ao longo de sua trajetória. Essa reputação está diretamente ligada à excelência em todos os seus processos de gestão e na interação com clientes e parceiros. Portanto, as franquias de sucesso também são aquelas que apresentam credibilidade sólida. 

E essa credibilidade deve se estender a todo o público com o qual se relaciona, como funcionários, fornecedores, clientes e franqueadores, entre outros. 

8. Processos seletivos para escolher seus franqueados 

As franquias de sucesso têm processos sólidos de gestão e são cuidadosas com suas marcas e o modelo de negócio desenvolvido. Por isso, elas adotam um processo de seleção para identificar investidores que apresentem o perfil adequado para que ambas as partes construam uma jornada de sucesso juntas. 

Afinal, neste modelo, o sucesso do franqueado depende também da franqueadora e vice-versa. 

9. Selo de excelência 

Todos os anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia uma lista de franquias que recebem o Selo de Excelência. Para realizar esse ranking nacional, a ABF entrevista milhares de franqueados, que respondem a um questionário. 

As perguntas são divididas em temas relacionados a questões globais, econômicas, operacionais, de relacionamento e de sustentabilidade. 

Dessa maneira, a ABF avalia e chancela, ou não, a franquia com seu selo de excelência em diversos aspectos. Entre eles, atendimento, suporte ao franqueado, cumprimento de metas e satisfação dos clientes, entre outros indicadores. 

Conquistar esse selo de excelência é motivo de orgulho e fortalece a reputação da marca, pois atesta que a gestão da franquia é bem feita e está no caminho certo. 

10. Histórico de sucesso comprovado 

É importante olhar com bastante cuidado o histórico recente de sucesso da franquia. Observe indicadores, como número de aberturas e fechamentos de unidades, relatórios de faturamento, transferências e rescisões nos últimos anos. Esses dados podem fornecer indícios valiosos. 

Vale a pena considerar não apenas a rapidez com que a marca está crescendo, mas o desempenho dos franqueados existentes no sistema. 

Depois de ficar por dentro das características das franquias de sucesso, conheça as histórias de sucesso de franqueados da Wizard

Compartilhe:

Comente o que você achou

Preencha os campos e deixe sua opinião em nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *