- Contraste
- Texto
Idiomas
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
13 de abril de 2023
Como criar metas para aprender inglês
Que tal aproveitar a virada do ano para criar metas para aprender inglês de verdade? Bom, isso é bem possível e a gente vai mostrar algumas dicas imbatíveis para você começar quando quiser!
Só não vale fazer aquela promessa de ano novo que começa e termina logo em seguida, deixando todos os projetos para trás, combinado?
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos! Let’s go!
Primeiro, vamos mostrar como, de fato, você deve se organizar e se planejar para criar metas para estudar inglês. Afinal, sem essa etapa inicial, muito provavelmente seus planos podem se “embolar” no meio do caminho e aí já viu, né?
Sendo assim, antes de tudo, busque definir os seguintes fatores:
Se você já tem certo conhecimento de inglês, mesmo que básico, talvez não precise iniciar seus estudos do zero, concorda?
Por isso, como primeiro passo, é fundamental que você conheça o seu nível de conhecimento. Isso é possível descobrir a partir de um teste online de inglês.
Dessa forma, você saberá em qual categoria de aprendizado se encontra. Isso vai ter permitir buscar soluções voltadas especificamente a este nível, bem como livros, materiais didáticos, cursos etc.
Como bem destacamos, organização e planejamento são dois pilares indispensáveis ao estudar um idioma! E de preferência sem pressa e correria, viu?
Ou seja, mesmo que tenha disponibilidade, você não precisa, necessariamente, tirar um tempo diário para focar nos estudos. Pelo contrário, dê tempo ao tempo, faça tudo com calma e conforto. E, principalmente, torne isso uma experiência agradável e satisfatória.
Sendo assim, defina os dias e horários mais tranquilos para você se concentrar e se dedicar a essa prática, da forma mais flexível possível.
Ah! E isso vale tanto para cursos como para aprendizados em casa. Por exemplo, toda terça e quinta à tarde você terá aulas com um professor. Já no sábado pela manhã vai estudar no seu próprio cantinho.
Aproveitando o gancho acima, uma dica importante para quem quer criar metas para estudar inglês é ter um cantinho dedicado a isso. E nem precisa se preocupar com luxo ou uma infraestrutura de outro mundo!
Pelo contrário, uma pequena escrivaninha, uma cadeira confortável, um espacinho para organizar os materiais e se concentrar nos estudos já é mais do que suficiente. Inclusive, dá até para chamar de “salinha de aula”.
Quando falamos em materiais de estudos não estamos nos limitando unicamente aos livros didáticos, ok? Isso certamente você já vai contar ao se inscrever em um curso, conforme veremos mais a seguir!
Mas fora isso, você também pode montar uma pequena biblioteca para leituras, assinar revistas ou jornais, ter joguinhos lúdicos. E, claro, dá para fazer tudo isso de forma digital se preferir.
Criar metas para aprender inglês sem um curso torna o desafio ainda maior. E isso ainda pode influenciar na qualidade e eficiência de seu aprendizado.
Fora essas questões, ao investir em um curso de inglês de excelência, você também passa a contar com outras vantagens.
Você vai ter professores capacitados, colegas de turma para praticar, atividades diversificadas, materiais didáticos direcionados e recursos extras (aplicativos virtuais, biblioteca da escola, exercícios etc.).
O melhor de tudo é que você terá a garantia de seguir uma metodologia, né?
Bom, finalizamos a etapa de como começar a planejar seu objetivo em aprender inglês. Agora, vamos para a parte prática e, portanto, criar metas reais para dominar o idioma.
Para isso, separamos algumas dicas e desafios para você se inspirar. Confere aí!
A prática do reading em inglês é um fator indispensável para o aprendizado. O melhor de tudo é que ele pode ser praticado fora das salas de aulas ou sem qualquer tipo de compromisso.
Por exemplo, você pode estipular uma meta de tentar ler X livros em inglês dentro do mês, do semestre ou do ano.
Como dica, lembre-se sempre de avaliar o seu conhecimento em um teste, escolher obras que se adequem ao seu nível e curtir a leitura sem medo de errar ou de ter que recorrer a um dicionário de vez em quando.
Quer ter um material completo e sempre atualizado para treinar o idioma? Então, a dica dessa vez é acompanhar as notícias de algum site, jornal ou revista com frequência.
E como a ideia aqui é definir metas para aprender inglês, a boa seria escolher um dia ou horário específico para tal prática.
Então, por exemplo, como objetivo definido, você pode tirar toda manhã ou noite para ler algumas matérias ou simplesmente conferir algumas chamadas. Torne isso um hábito!
A gente já falou sobre os testes de idioma, mas não custa nada reforçar aqui! Melhor ainda quando conseguimos transformar essa ferramenta também numa forma de criar metas para aprender inglês.
Sendo assim, você pode, por exemplo, realizar o teste quando iniciar os estudos e, de tempos em tempos, refazê-lo para conferir sua evolução. O intervalo entre os testes fica à sua escolha! O que vale é focar nas metas e conferir os avanços.
Se você não sabe, o certificado de proficiência é um documento emitido por algumas escolas de idiomas, que comprova, de fato, que você alcançou a fluência desejada no curso.
Mas para isso você precisa concluir as etapas de aulas, seguir a metodologia aplicada e, claro, realizar um teste final.
Fora a conquista em si, essa certificação servirá para a sua carreira profissional, inclusive no exterior, já que ela é reconhecida internacionalmente.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais para criar metas para aprender inglês e buscar mais foco e qualidade no aprendizado. E como bem vimos, não faltam alternativas viáveis para começar e terminar seus estudos com o pé direito!
E aí? Topa começar o desafio agora? Então, se liga só nesses diferenciais da Wizard e conheça as vantagens de aprender inglês na maior e mais completa rede de idiomas do Brasil.
12 de setembro de 2023
Bad hair day: como falar sobre cabelo em inglês
07 de setembro de 2023
05 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários