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Franquias
5 minutos de leitura
Por Redação Wizard
23 de janeiro de 2020
Vantagens e desvantagens de empreender com franquias
Empreender com franquias tem se mostrado uma opção interessante para quem quer ter uma carteira de investimentos mais lucrativa e equilibrada. Essa é uma modalidade de negócio que apresenta perspectivas positivas, crescimento consistente e atrativos significativos.
Se você está em dúvida se esse modelo tem mais vantagens ou desvantagens, confira nossas considerações a seguir.
Empreender com franquias oferece benefícios importantes, mesmo para quem já tem experiência como empreendedor. Veja só:
A maturidade de um negócio e de seus processos pode levar bastante tempo para ser atingida. Ela diz respeito a tudo aquilo que já foi definido, padronizado, pode ser previsto, controlado, gerido e medido no negócio. A partir disso, gargalos operacionais tornam-se bastante minimizados e a empresa alcança um elevado nível de eficiência.
Conseguir isso ao desenvolver um negócio “do zero” pode ser demorado e bastante trabalhoso. Já ao empreender com franquias, o franqueado passa a gerenciar um negócio que já passou por todos esses estágios de maturação, que está no ponto certo para se desenvolver e crescer.
Com isso, além de se elevar as chances de sucesso, tem-se em mãos um empreendimento com alto potencial de lucratividade e de trazer equilíbrio e rentabilidade à sua carteira de investimentos.
Ter um negócio escalável, que possa ser expandido com sucesso sem demandar investimentos elevados em razão de novos estudos de mercado, desenvolvimento de novos produtos, custos com lançamento etc, é algo realmente desafiador e que demanda tempo e grande envolvimento por parte do empreendedor.
Esses entraves são minimizados ao se optar por empreender com franquias. Quando se obtém sucesso com a primeira unidade, investir em uma segunda franquia pode ser um processo bastante viável e ágil.
Costumeiramente, as franqueadoras já realizam estudos de mercado e avaliação de novos pontos estratégicos. E isso facilita e agiliza bastante a expansão de sua carteira de investimentos com franquias com maior potencial de sucesso.
Benjamin Franklin, há muito tempo, já dizia que “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. De fato, um conhecimento atualizado e estratégico é um ativo valioso e que tende a ajudar a gerar ótimos dividendos.
É por meio dele que se reduz riscos e perdas, que se detecta oportunidades, que se desenvolve vantagem competitiva e que nos instrumentalizamos para conseguir criar novas perspectivas para problemas e desafios de negócio.
E, ao empreender com franquias, o investidor tem tudo isso à sua disposição de forma bastante facilitada e consistente. O franqueador compartilha conhecimentos sobre modelo de negócio, análise de ponto comercial, precificação mais adequada e competitiva, entre outras questões que enriquecem o repertório do empreendedor e o direcionam para as melhores práticas de mercado – o que, por si só, já se torna uma vantagem perante a concorrência.
Você já deve ter ouvido o ditado que diz que “Roma não foi construída em um dia”, não é mesmo? A verdade é que, em muitos contextos, esse dito mostra-se relevante. Por exemplo, no mundo dos negócios e do branding.
Branding contempla todo o processo de criação, desenvolvimento, consolidação e gestão de marcas. E esse processo, de modo geral, segue um ritmo mais lento, por depender de uma série de variáveis e de estágios.
Para começar, somente o processo de registro de marcas no Brasil leva, em média, algo em torno de um ano a um ano e meio, conforme dados do Relatório de Atividades 2018 do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Ainda, uma estimativa divulgada pela Cognite Marketing afirma que uma marca de sucesso pode levar aproximadamente cinco anos para se estabelecer no mercado.
Com isso, o tempo para que um empreendedor consiga inserir uma marca nova no mercado pode ser bastante extenso. E há, ainda, todo o período para torná-la conhecida e valorizada.
No entanto, ao empreender com franquias, todo esse tempo é reduzido, pois todas essas etapas anteriores já foram realizadas pela franqueadora. E isso cria condições favoráveis para que o período necessário pro negócio começar a dar bons lucros também possa ser reduzido.
Quando se empreende sozinho, os custos relacionados ao marketing para divulgar e consolidar sua marca e captar novos clientes podem ser muito altos, por vezes, impossibilitando a realização de campanhas mais ousadas ou de maiores proporções.
Por sua vez, ao empreender com franquias, o franqueado contribui para um fundo de promoção e propaganda, também conhecido como taxa de marketing, e passa a contar com toda a força de ações e campanhas de marketing desenvolvidas por experts, baseadas em demandas reais do mercado e nas técnicas mais modernas de divulgação.
Assim, todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento, basicamente, é realizado pela rede, que disponibiliza os materiais aos franqueados para sua divulgação local.
Como vimos, empreender com franquias apresenta benefícios e diferenciais bastante atrativos. No entanto, para colher os melhores resultados a partir desse modelo de negócio, é preciso vencer alguns desafios inerentes a ele. Por exemplo:
Um dos pontos mais cruciais para se ter sucesso ao empreender com franquias é, de fato, a escolha da franqueadora. Uma opção inadequada pode elevar substancialmente os riscos ao empreendedor.
Se investir em uma marca sem credibilidade, com administração obsoleta ou falha, que não ofereça suporte ao desenvolvimento e crescimento do negócio e com um franqueador inexperiente, os resultados podem demorar a vir ou mesmo apresentar um prejuízo.
Portanto, antes de se vincular a uma franqueadora, é importante muita pesquisa e estudo, para certificar-se de que você realmente está investindo em um negócio comprovadamente eficiente e que oferecerá todas as condições para que você atinja o sucesso como franqueado da marca.
Alguns pontos que devem fazer parte da análise para sua escolha são:
Também é importante ter cuidado redobrado com as “franquias da moda”, mais comuns em segmentos como o da alimentação.
Assim, a partir da escolha certa, suas chances de ser bem-sucedido ao empreender com franquias são potencialmente elevadas e o negócio torna-se muito mais seguro.
A padronização é um dos pilares fundamentais do modelo de franquia. Ela garante que a identidade visual da marca será preservada, que todos os franqueados seguirão as diretrizes necessárias para alcançar os resultados esperados e, com isso, cria condições favoráveis para que todos atuem em sinergia e contribuam para o crescimento de sua unidade e da rede como um todo.
No entanto, naturalmente, essa padronização pode apresentar certas limitações para que o franqueador faça mudanças no negócio. Em situações assim, o diálogo é sempre o melhor caminho; há algumas questões que podem ser flexibilizadas.
Também é importante sempre considerar que a franqueadora já desbravou caminhos e possui muita experiência e know-how para orientar suas escolhas e tornar suas franquias eficientes e competitivas.
Assim, essa padronização estipulada não é arbitrária, ela é consistentemente baseada em dados e nas melhores práticas, de modo a trazer segurança aos investidores e menor risco de erros na operação de suas unidades.
Agora que você já conhece os benefícios e desafios desse modelo de negócio, descubra as vantagens de investir em franquias de idiomas.
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