• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Uma cena aérea do pavilhão da ABF Rio 2022

Por Redação Wizard
19 de outubro de 2022

ABF Rio 2022: os principais destaques do evento

A região central do Rio de Janeiro sediou, em setembro, a Expo Franchising ABF Rio 2022, no Expo Mag. O evento, considerado um dos maiores da área na América Latina, atraiu cerca de 20 mil pessoas, sendo a maioria empreendedores.

Nesses três dias, a feira movimentou aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. Os visitantes puderam acompanhar as últimas novidades e tendências do setor. Foram palestras gratuitas e 200 marcas expositoras, do Brasil e do exterior. Estiveram presentes os seguintes segmentos:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Educação;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde;
  • Beleza;
  • Bem-Estar;
  • Serviços.
seja-um-franqueado

As opções de investimento inicial variaram de R$ 9 mil a pouco mais de R$ 1 milhão. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da câmara de vereadores do estado do Rio de Janeiro, Carlo Caiado. Também estiveram presentes representantes da ABF Rio. Na ocasião, foi assinado o contrato de intenção para a realização da Expo Franchising na cidade de Macaé (RJ).

A ABF Rio 2022 é um evento reconhecido pela qualidade das marcas participantes, como também pela infraestrutura e organização. Trata-se de uma realização da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), organizada pela empresa Duas Marias Eventos e Produções e patrocinada pelo Sicoob e Consigaz.

ABF Rio 2022 conta com marcas estreantes

Entre as diversas marcas estreantes nesta 15ª edição destacam-se:

  • Buteco Original;
  • Oral Sin;
  • Grupo Rio Arte;
  • Santowich Burger;
  • Rutz Açaí;
  • Suburbanos Pizza;
  • Jorge Bischoff;
  • Tintas MC;
  • Pablo PA;
  • Terça da Serra;
  • Peça Rara;
  • Nanica;
  • Entre outras.

As franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Billy The Grill, iGUi, Rei do Mate, Divino Fogão, Spoleto e Espetto Carioca.

Disposta em um espaço de mais de 2 mil metros quadrados, a feira proporcionou a exposição das marcas e encontros presenciais com franqueadores. Para as redes, foi importante manter contato direto com potenciais franqueados e dar maior visibilidade às suas marcas.

A ABF Rio 2022 representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia. Dados da ABF apontam que as franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre, frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões, atraindo cada vez mais investidores.

Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 188 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no país, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.

Já no Rio de Janeiro, nesse mesmo período, o mercado de franquias apontou um crescimento de 28,3 % no faturamento geral das redes, com mais de R$ 4,2 bilhões de receita.

Em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 16,9%, totalizando 17.294 operações. Em relação aos empregos, de acordo com a pesquisa da ABF, o setor em todo o Estado do Rio gerou mais de 144 mil vagas diretas, 16,8% a mais que em relação a igual período de 2021.

Novidades da ABF Rio 2022

A 15ª edição Expo Franchising contou com uma extensa programação e várias novidades este ano, reunindo curadores e especialistas de diversos setores em um ciclo de palestras gratuitas e interações. Confira:

Franquia para Todos

Este espaço social foi elaborado em parceria com o Instituto da Criança. Com o objetivo de tratar de acessibilidade, diversidade e inclusão no mercado. Mostrando que todos podem empreender por meio do modelo de franquias.

Espaço Figital

Apresentação de negócios e tendências no formato físico+digital, onde foram abordados os assuntos relevantes ligados à tecnologia e inovação no franchising.

Fórum Santander de Franchising

Palestras de especialistas do mercado de franquias, com conteúdo de qualidade para quem quer investir em uma franquia ou franquear o seu negócio. Os temas apresentados relacionados a franchising foram:

  • Ponto comercial em tempos de compra on-line;
  • Hábitos de alta performance;
  • Cuidados ao analisar uma franquia;
  • Segurança jurídica;
  • Microfranquias para pequenos empreendedores;
  • Crescimento com consistência;
  • Expansão do negócio;
  • Principais aspectos financeiros;
  • Planejamento de compras;
  • Como minimizar riscos;
  • Perfil de novos franqueados.

Tanto o Fórum de Franchising quanto a Arena Digital apresentaram uma grade totalmente reformulada de palestras gratuitas. Foram temas pertinentes às novas demandas desse mercado pós-pandemia, apresentados por renomados especialistas do setor.

Tudo isso direcionado para quem deseja inovar, conhecer sobre o uso das tecnologias nas franquias, empreender ou já é empreendedor e pretende ampliar sua atuação nesse mercado.

O modelo TV Expo 2022 foi aprimorado em relação à edição passada. A TV Expo 2022 realizou entrevistas com expositores e personalidades do setor de franquias.

Quer empreender no mercado de franquias? Conheça os tipos de franquia e entenda como funciona cada um.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Alcance sua independência financeira com a Wizard by Person

15 de setembro de 2023

Você sabia que investir em uma franquia, especialmente uma franquia de educação como a Wizard by Pearson, pode ser um passo significativo em direção à independência financeira?

Franquias

4 tendências de franquias

18 de julho de 2023

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários