Franquia ou negócio próprio? Saiba como escolher – INFOGRÁFICO
3 minutos de leitura.
Quem deseja empreender se depara com uma dúvida crucial: investir em uma franquia já consolidada no mercado. Ou abrir um negócio próprio.
Para as duas alternativas, há vantagens e desvantagens, que precisam ser bem avaliadas. Antes de qualquer decisão de investimento.
Tudo porque há requisitos inerentes à franquia e ao negócio próprio que podem ou não estar alinhados ao perfil do empreendedor e ao valor a ser investido, por exemplo.
Acompanhe a seguir vantagens e desvantagens de se investir em uma franquia e em um negócio próprio:

Franquia
Modelo testado e aprovado
O primeiro ponto positivo da franquia é que o negócio já é concebido sob um alicerce sólido, uma vez que a marca já foi testada e aprovada pelo mercado. Isso faz com que o investidor não precise priorizar ações para tornar a marca conhecida.
Apoio na gestão
Outro aspecto diz respeito à experiência do empreendedor. É que ele não precisa, necessariamente, ter know-how em gestão de negócios.
A franqueadora municia o franqueado com todo o suporte específico para administrar a franquia. Aliás, é papel dela, ainda, prestar essa consultoria para que o negócio prospere rapidamente.
Retorno sobre investimento
O retorno do investimento é outra vantagem expressiva da franquia. Tudo porque os valores serão investidos em um empreendimento já consolidado no mercado.
Nesse caso, há um baixíssimo risco de não haver sucesso. Afinal, uma franquia só inicia seu processo de expansão após obter resultados positivos.
Autonomia e vantagem competitiva
Quem investe em uma franquia também precisa avaliar algumas questões que estão relacionadas à natureza desse tipo de negócio. Um exemplo diz respeito à autonomia.
Mesmo o franqueado precisando submeter as mudanças pretendidas à aprovação da franqueadora, o sucesso dessa modalidade está diretamente ligado ao padrão pré-estabelecido.
Informe-se também sobre qual é a vantagem competitiva das franquias!
Negócio próprio
Liberdade e risco
Ter um negócio próprio é bom para quem quer liberdade para criar soluções novas e não gosta de seguir um padrão, em termos de processos e gestão. O empreendedor tem mais autonomia para redirecionar seus investimentos.
É ele quem está no controle e, por isso, é o responsável pelos acertos e pelos erros da decisão. Os riscos são maiores que nas franquias.
Construção de marca
Como não há necessidade de pagar os royalties para o franqueador, tudo o que o negócio próprio fatura é do investidor. Por outro lado, há pontos não tão vantajosos.
Como trata-se de uma empresa nova, é preciso haver um investimento maior na construção da marca e na sua divulgação para o público-alvo.
Gestão em voo solo
Quem abre um novo negócio precisa ter experiência em gestão de empresas, pois é necessário conhecer o mercado consumidor, contratar e treinar pessoas. É preciso também gerenciar todo o processo que envolve o produto ou o serviço em questão.
Outro ponto importante é que, geralmente, quem empreende sozinho e do zero tem um prazo maior para obter de volta o retorno do investimento. É que há mais gastos e riscos envolvendo um negócio novo.
Conseguiu se decidir? Se você optou pela franquia, saiba como escolher a franquia perfeita.
Comente o que você achou
Preencha os campos e deixe sua opinião em nosso post