- Contraste
- Texto
Cultura
Por Redação Wizard
04 de maio de 2018
DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: PALAVRAS QUE QUASE TODO MUNDO COSTUMA FALAR ERRADO
Mesmo tendo o português como língua materna, não dominamos todo o seu vocabulário e costumamos errar algumas palavras. Mas para te ajudar a evitar esses deslizes, a Wizard reuniu na lista abaixo algumas palavras que costumam ser faladas do jeito errado. Veja aqui:
A palavra correta é asterisco. Ela vem do grego e significa “estrelinha” ou “pequeno astro”, e seu sufixo -isco indica o diminutivo de algo. Por exemplo, “chuvisco” usamos para falar quando há pouca chuva, certo? Se você não diz “chuvístico”, por que dirá “asterístico”?
O certo é digladiar e é uma palavra com origem no latim digladiari, por isso deve ser escrita com i e não com e.
A palavra escrevido caiu em desuso, fazendo com que “escrito” passasse a ser considerada correta.
Esteja é a forma correta de se escrever, sendo a conjugação do verbo “estar” no presente do subjuntivo da primeira ou terceira pessoa do singular, ou na terceira pessoa do singular na forma imperativa.
A palavra “menas” não existe na língua portuguesa apenas a palavra “menos”.
A palavra “seja” é a conjugação correta do verbo “ser” no presente do subjuntivo, na primeira ou na terceira pessoa do singular.
“Vasculhante” não existe! E basculante está correto, pois pode ser um adjetivo ou substantivo. Por exemplo, caso algo se movimente girando sobre um eixo horizontal, baixando uma extremidade enquanto levanta a outra, poderá receber o adjetivo “basculante”.
E aí, você já falou errado alguma dessas palavras? Conta pra gente nos comentários!
Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, clique aqui e mergulhe na experiência Wizard. A gente acredita em você!
08 de agosto de 2023
História do futebol: o que a Inglaterra tem a ver com isso?
07 de agosto de 2023
20 de abril de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários