- Contraste
- Texto
Cultura
Por Redação Wizard
19 de dezembro de 2017
POR QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS NO NATAL?
Estamos quase na véspera de Natal e já é quase possível sentir o cheiro das comidas gostosas e doces tradicionais que fazem parte dessa maravilhosa festa. O Papai Noel, a árvore, os presentes e o presépio são alguns dos exemplos de costumes comuns nessa época e que possuem origens muito interessantes. Então que tal já entrar nesse clima natalino e aprender um pouco mais sobre essas tradições? Vamos lá!
Papai Noel é o bom velhinho que traz presentes para as crianças bem comportadas em seu trenó vermelho puxado por renas. A figura foi inspirada em São Nicolau, arcebispo turco no século 4, que ficou conhecido por cuidar de crianças oferecendo-as presentes e proteção. Mais recentemente essa figura tomou novas formas devido à publicidade de marcas e obras de entretenimento, criando o que hoje conhecemos como Papai Noel.
Árvores de Natal também fazem parte de uma tradição com origens um pouco controversas. Alguns historiadores dizem que povos antigos que habitavam a região do Egito acreditavam que as árvores eram um símbolo divino e tinham o costume de levá-las para dentro de casa e adorná-las. Esse hábito foi passado para povos germânicos mais à frente, adicionando o costume de deixar presentes para as crianças junto delas. A tradição tomou novos contornos com a associação à religião cristã e adoção em rituais de celebração por volta do século 16, e chegou ao que conhecemos atualmente.
A tradição cristã de se montar um presépio nasceu por volta de 1223, quando São Francisco de Assis decidiu montar uma representação do nascimento de Cristo. O primeiro presépio, então, foi montado na floresta de Greccio, na Itália, fazendo nascer a tradição que se espalhou por toda a Europa.
O costume de se trocar presentes no Natal também é algo bastante discutido entre historiadores. A explicação religiosa para a tradição remete à ocasião na qual os três reis magos presentearam o recém-nascido Jesus. Um festival da antiga Roma chamado Saturnália acontecia em dezembro e também teve um papel fundamental na construção dessa tradição. Uma troca de presentes fazia parte de seus costumes, algo que foi incorporado mais tarde pela igreja católica.
E aí, gostou de aprender sobre as origens de nossas tradições de Natal? Então que tal também conhecer mais sobre como essa data é comemorada ao redor do mundo?
Se você quer ir além, confie na maior rede de idiomas para tirar o seu melhor e te ajudar a vencer. Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula. Aproveite essa chance! Você vai conseguir.
08 de agosto de 2023
História do futebol: o que a Inglaterra tem a ver com isso?
07 de agosto de 2023
20 de abril de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários