• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
22 de setembro de 2017

AS MAIS FAMOSAS LINGUAGENS DA FICÇÃO

Criadores de histórias sempre nos surpreendem com seus trabalhos. Alguns deles chegaram até mesmo a criar idiomas inteiros, com não só uma escrita original, mas também uma fonética única! Esse cuidado especial dos autores, diretores e roteiristas faz milhares de fãs de carteirinha dedicarem muito tempo de suas vidas para aprender essas línguas. Então que tal conhecer algumas das mais famosas? Confere aí!

Klingon – Star Trek

A linguagem Klingon foi criada pelo linguista Mark Okrand para a série de ficção científica Star Trek, e foi pensada para soar como uma linguagem realmente alienígena. Sua primeira aparição em tela aconteceu no filme de 1979, Star Trek: The Motion Picture. O idioma possui todos os aspectos de uma língua comum, como uma gramática própria, figuras de linguagem e até mesmo gírias e dialetos regionais. O livro The Klingon Dictionary, escrito pelo criador do idioma, já vendeu mais de 100 mil cópias e foi traduzido para 5 línguas, entre elas o português.

Quenya e Sindarin – Senhor dos Anéis

Quando falamos de idiomas artificiais não podemos deixar a criação de J.R.R. Tolkien de fora. O autor desenvolveu a língua para ser falada pelos Elfos de suas obras ambientadas na Terra Média. Além de inventar uma fonologia, escrita e gramática originais, Tolkien também criou dialetos e variações do idioma, para que parecesse ainda mais como uma linguagem natural, que evoluiu e se modificou ao longo do tempo.

Na’vi – Avatar

A língua falada pelo povo Na’vi em Avatar foi criada pelo professor Paul Frommer a pedido de James Cameron, diretor do filme. A preocupação principal ao criá-la foi que soasse natural e como nenhum outro idioma humano, mas que também fosse pronunciável e possível de ser aprendida por nós. A língua Na’vi possui 7 sons vogais e 20 sons consoantes e diversos sites estão disponíveis para que você mesmo possa aprendê-la!

Dothraki – Game of Thrones

A história criada por George R. R. Martin também tem diversas línguas artificiais, como o alto valiriano e qarth, mas a que tomou proporções maiores em seu desenvolvimento foi o dothraki. Aproveitando as poucas palavras introduzidas por Martin nos livros, David J. Peterson ampliou o idioma para uma adaptação mais concisa na série de televisão da HBO. E, diferentemente do que é comum entre idiomas artificiais, o dothraki não possui um sistema de escrita próprio, sendo utilizado somente de forma verbal.

Existem diversos outros idiomas artificiais, mas que na verdade não se caracterizam como uma linguagem completa por não possuírem um ou mais requisitos necessários para isso. Mas e aí, gostou de conhecer um pouco sobre as mais famosas linguagens da ficção? Conta para nós nos comentários!

Estude na Wizard e venha para a Nação Bilíngue

Se você quer ir mais longe e romper barreiras, aceite o desafio de aprender inglês e venha para a Wizard! Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula. Aproveite essa chance!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

História do futebol: o que a Inglaterra tem a ver com isso?

08 de agosto de 2023

História do futebol: o que a Inglaterra tem a ver com isso?

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários