Mercado de franquias cresce 18,7% no terceiro trimestre

5 minutos de leitura.

Uma ótima notícia para quem já investe em franquias ou deseja investir no mercado de franquias: o setor cresceu quase 20% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

No acumulado de 12 meses, o registro é de 12% de crescimento no faturamento. Para se ter uma ideia, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

Tendo em vista que a economia brasileira não avançou no mesmo passo, o resultado mostra a vitalidade do mercado de franquias. Importante mencionar, no entanto, que a retomada da atividade econômica no Brasil foi essencial para os números alcançados.

Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), responsável pela pesquisa trimestral de desempenho, a força das franquias reside no tripé:

  • Marcas fortes;
  • Ganhos de eficiência e escala;
  • Negociações com fornecedores.

A ABF também afirma que o mercado de franquias obteve vários aprendizados ao longo da pandemia de Covid-19. Esse movimento o fortaleceu para lidar com as questões estratégicas e do dia a dia.

Vale lembrar que no terceiro trimestre de 2021, período de comparação com 2022, vivíamos ainda os efeitos do tempo da pandemia. Mas quais aspectos refletem sobre o ótimo desempenho alcançado pelo mercado de franquias? Especialmente dois:

  • O fim das restrições até então impostas ao comércio e aos serviços;
  • A demanda reprimida dos consumidores em alguns mercados.

Além disso, com a pandemia, as redes tiveram que se adaptar a novas demandas. Entre elas, as vendas online, por exemplo, que influenciaram os ganhos do trimestre e do ano.

A pesquisa da ABF mostrou, também, que a abertura de operações somou 5,6% de julho a setembro. Já o fechamento de franquias nestes meses foi de 1,8%. A diferença entre abertura e fechamento de operações ficou positiva: 3,8%.

Os destaques do mercado de franquias

Hotelaria e Turismo

Este é o segmento de franquia que mais cresceu no terceiro trimestre de 2022. As franquias relacionadas à Hotelaria e ao Turismo registraram incremento de 53,8%.

Sem dúvida, uma evolução substancial e creditada à retomada das viagens. E à realização de eventos presenciais, depois de um longo período de restrições por conta da pandemia.

A possibilidade de estar ao ar livre e em momentos de lazer, ao lado da família e dos amigos, impulsionou este segmento.

Alimentação

O segundo lugar no ranking das franquias que mais cresceram está reservado ao setor de Alimentação. Em alta, a alimentação cresceu 31% no terceiro trimestre de 2022.

Uma das razões para essa evolução está ligada ao comportamento das pessoas. Elas estão em busca de alimentação fora de casa e das entregues em casa.

Saúde, Beleza e Bem-Estar

Na terceira posição está o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar. O crescimento registrado no terceiro trimestre é de 27,8%.

Ele revela uma considerável procura pelos serviços e produtos oferecidos pelo setor. Novamente, o resultado mostra que o consumidor está em busca de qualidade de vida e bem-estar.

Educação

As franquias de Educação, um dos segmentos mais tradicionais do mercado, cresceram 22,9%. Dessa forma, repete o movimento de aumento de participação no mercado.

De novo, a pandemia influenciou a retomada do setor, pois houve a necessidade das franquias de se adaptarem ao período de isolamento social.

A oferta de aulas online, além das presenciais, alavancou os negócios. Além do ciclo de matrícula para o segundo semestre, que coincidiu com o período da apuração dos resultados do terceiro trimestre.

Entretenimento e Lazer

Na quinta posição está o setor de Entretenimento e Lazer, ratificando o interesse das pessoas em aproveitar a vida e estar em sintonia com o bem-estar e o lazer. Tudo isso motivado especialmente pelo fim do período de isolamento social.

A alta do setor de Entretenimento e Lazer é de 17,3% em relação ao mesmo período de 2021

Resultados consistentes e significativos

Dos 12 setores pesquisados, 11 registraram desempenho positivo no terceiro trimestre de 2022. A exceção ficou por conta de Serviços Automotivos, que registrou uma pequena variação negativa na comparação com o trimestre de 2021.

De modo geral, o resultado do mercado de franquias é consistente e significativo, demonstrando que as marcas continuam seu processo de melhoria contínua, em termos de gestão e eficiência. Há também o compartilhamento de melhores práticas entre os franqueados.

Mercado de franquias por região

Outro dado interessante da pesquisa trimestral da ABF diz respeito à descentralização do mercado de franquias em termos de faturamento por região, entre 2021 e 2022.

Ainda predominante, a região Sudeste registrou uma pequena queda no volume de faturamento, passando de 55,94% para 53,56%. O número de unidades também caiu um pouco: de 54,09% para 52,21%.

Em segundo lugar no ranking das regiões está o Sul, com uma leve alta no faturamento, de 17,24% para 17,36%. Já o número de operações passou de 17,55% para 17,90%.

A Região Nordeste vem na sequência deste estudo. Nesta região, a receita no período cresceu de 14,03% para 15,82%. O número de unidades cresceu: de 14,60% para 15,02%.

Expansão para fora do eixo Rio-São Paulo

O resultado trimestral alinha-se a outro ranking recente da ABF, em que mostra as 30 maiores cidades em variação por unidades no primeiro semestre de 2022.

O estudo apontou que as franquias estão expandindo mais para fora do eixo Rio-São Paulo e em direção ao interior.

Manaus (AM) lidera o ranking de forma inédita, com a maior variação (35,1%). Cuiabá (MT), com variação positiva de 31,7%, e Belo Horizonte (MG), com 30,9%, vêm em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Para finalizar, saiba que entre as 10 cidades que mais expandiram, três não são capitais: São José do Rio Preto, Santo André e Jundiaí (SP).

Gostou deste artigo? Então, leia agora sobre como identificar franquias de sucesso!

Compartilhe:

Comente o que você achou

Preencha os campos e deixe sua opinião em nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *