- Contraste
- Texto
Idiomas
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
20 de setembro de 2022
T mudo em inglês: o que você precisa saber
O chamado T mudo em inglês é um dos principais desafios para quem está estudando e quer se tornar fluente na pronúncia do idioma, a ponto de não ter nenhum resquício de sotaque brasileiro. No entanto, como na nossa língua não existe esse “T” quase sem som, normalmente, quando a gente lê uma palavra em inglês com essa consoante, é muito provável pronunciá-la com mais ênfase.
E justamente para treinar isso e conhecer algumas palavras mais comuns que não se pronuncia (ou se pronuncia bem pouquinho) o T mudo em inglês, nós preparamos este post com algumas dicas essenciais. Bora conferir? Então, anota aí!
Antes mesmo de exemplificarmos algumas palavras com T mudo em inglês, é muito importante lembrar que essa letra pode ter diferentes aplicações e, consequentemente, pronúncias distintas ao falar. Para se ter uma ideia, há pelo menos seis formas de dizer o “T” no inglês e, cá entre nós, isso é um verdadeiro desafio para nós brasileiros, já que o nosso caso é bem mais simples e fácil.
Mas também não é nenhum monstro de sete cabeças e, com o tempo, dá tranquilamente para pegar as manhas e falar perfeitamente todas essas formas. Olha só a variedade de pronúncias de “T” no inglês:
Se você estava esperando algum tipo de regra para isso, sentimos informar, mas elas não existem. Ou seja, a pronúncia vai variar para cada palavra mesmo e, claro, isso leva em consideração a localidade também.
Claro que em alguns casos mais específicos dá até para dizer que existe uma regra, como “ST” no final, quando quase sempre vai “aparecer” o som do “T” (Fast, First etc.); e o “ST” no meio da palavra, que já “some” na pronúncia (Castle, Christmas etc.).
Porém, no geral, não dá muito para definir regras para o “T” no inglês e isso vai variar muito de palavra para palavra. Além disso, algumas palavras idênticas podem ter pronúncias diferentes dependendo do país e a pessoa de origem.
Por exemplo, na Inglaterra o True T se faz muito mais presente nas palavras que nos Estados Unidos, que por sua vez, utiliza muito mais o Flap T em alguns casos. Por exemplo, a palavra “water” no inglês britânico vai ter uma pronúncia muito mais próxima ao som de “T” mesmo, enquanto para os americanos essa consoante vai soar mais como “R”.
Dessa forma, é muito importante ressaltar que não é uma questão de falar certo ou errado, mas sim de se adaptar e se aproximar ao máximo da pronúncia mais comum em cada país. Portanto, se você usa a letra T da mesma forma em que fala no português, muito provavelmente os estrangeiros vão entender aquilo, porém, perceberão facilmente o sotaque diferente.
Ou seja, não é que esteja errado, mas foge da pronúncia original e é justamente isso que buscamos quando queremos alcançar uma fluência, sacou?
Entre as diferentes formas de pronúncia do “T”, é claro que precisamos dar um destaque especial ao chamado Silent T ou T mudo em inglês. Isso porque, de fato, não há nenhum exemplo prático no nosso português, já que o T é sempre pronunciado por aqui.
Logo, é muito comum lermos uma palavrar em inglês que tenha a consoante e, naturalmente, vamos pronunciá-la ao falarmos. Mas nem sempre isso se aplica lá fora! Além disso, para quebrar um pouco a cabeça, ainda rola esse tal de Stop T, que na prática é um tipo de T mudo em inglês, só que nem tanto.
Afinal, ele é pronunciado só pela metade. Então, vamos lá! Lembra quando a gente falou que o ST no meio da palavra geralmente “tira” o som do T? Pois bem, esse é um ponto importante para se praticar o T mudo em inglês, pois quase sempre ele se dá na junção dessas duas consoantes mesmo. Por exemplo:
Todas essas palavras apresentam T mudo em inglês, já que possuem ST no meio, o que não é necessariamente uma regra geral, mas na grande maioria funciona. Afinal, palavras como “faster”, por exemplo, apesar de ter também ST no meio, o T é pronunciado.
Por outro lado, o chamado Stop T, ou seja, outro tipo de T mudo em inglês, não chega a silenciar por completo a consoante, mas para nossos ouvidos abrasileirados, ele quase que não existe. Por exemplo:
Enfim, esses são alguns exemplos de aplicação do T mudo em inglês e de outras muitas possibilidades que esta consoante pode ter na pronúncia do idioma. E como bem destacamos mais acima, não é uma questão de estar certo ou errado, até porque isso pode variar de acordo com o país de origem.
Porém, conhecer e saber exatamente pronunciar as palavras com T vai tornar a sua fala muito mais fluente e próxima da língua original, inclusive eliminando por completo o seu sotaque aportuguesado. Curtiu? Quer praticar mais? Então, baixe o nosso e-book sobre dicas básicas de inglês e confira muitas outras novidades do idioma.
12 de setembro de 2023
Bad hair day: como falar sobre cabelo em inglês
07 de setembro de 2023
05 de setembro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários