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Duas mulheres trocando conhecimentos sobre o mercado de franquias

Por Redação Wizard
26 de maio de 2020

Know-how em franquias: o que é e como avaliar?

Muito se fala sobre o conceito de know-how em franquias. Sem dúvidas, a transferência de informações do franqueador para seus franqueados é uma das inúmeras vantagens que o empreendedor logo encontra quando começa a pesquisar este mercado.

Mas será que todo mundo entende do que se trata o know-how e qual a parcela desse tipo de conhecimento compartilhado para o sucesso de um investimento?

Para apresentar mais detalhes sobre esse tema, preparamos este artigo especialmente para você! Com isso, esperamos que você entenda claramente a importância de se certificar atentamente se uma determinada franquia te dará acesso a esse know-how. Confira!

O know-how das franquias é uma mão na roda

Não é de hoje que as franquias vêm se mantendo em alta como uma boa opção pra quem deseja fazer um investimento em algo novo, seguro e rentável. Ou mesmo para quem pretende simplesmente expandir seu negócio atual. Afinal, este sistema se consolidou definitivamente no mundo dos empreendedores devido aos registros de altos faturamentos, ano após ano.

O know-how das franquias também é apontado como um dos fatores que impulsionaram o avanço desta forma de atuação no mercado. Seu papel em uma jornada de sucesso é indiscutível.

Para isso, é importante lembrar aqui um dos fundamentos do sistema de franquias. Negócios que começam do zero e que envolvem a criação de uma marca própria têm como principal problema a falta de experiência. Porém, ao adotar uma franquia, o investidor conta com a vivência adquirida por uma marca já presente no mercado e conceituada junto aos consumidores.

Nesse sentido, a transferência de know-how das franquias permite, muitas vezes, que o franqueado não precise aprender sobre a gestão financeira e operacional do negócio. Enquanto isso, ele pode se dedicar a outras rotinas importantes do dia a dia do seu novo empreendimento.

Isto é bastante positivo! Tanto é que muitos empresários, mesmo aqueles com formação em administração e já acostumados com tudo que envolve a gestão de uma empresa, avaliam este quesito como fundamental pra quem está iniciando uma empreitada diferente daquela em que já se tem experiência.

É um acervo precioso

Gerenciar um negócio próprio demanda algumas habilidades bem específicas. Entre elas, saber lidar da melhor forma possível com problemas, inerentes a qualquer empresa. Afinal, quem nunca teve uma questão grave a ser administrada em relação a funcionários, por exemplo? Ou teve que tomar decisões sobre o futuro?

  • Como adotar a melhor forma de estoque?

  • Ou lidar com uma queda brusca de faturamento?

  • O que dá mais certo na hora de divulgar uma nova loja?

  • Qual a melhor estratégia para conquistar sempre mais e mais clientes e fidelizar os atuais?

Em uma franquia que garante a transferência de know-how, as respostas para estas questões vêm de outros franqueados que já se depararam com uma série de erros e acertos e se deram bem! Há todo um conhecimento prático adquirido que é compartilhado com os que estão começando no mesmo ramo e com a mesma marca de produto ou serviço.

Quando o know-how das franquias é transferido do franqueador para o franqueado, este recebe um conjunto de táticas, informações preciosas e até algumas fórmulas secretas a que não teria acesso em um outro modelo de negócio. Este acervo é fundamental porque foi o que levou a marca a ganhar reconhecimento e permitiu que os franqueados mais antigos melhorassem sua lucratividade.

Padronização garantida e resultados positivos

Muitos investidores ainda têm dúvidas sobre como o know-how das franquias é transferido na prática. De fato, cada marca trabalha com sua própria forma de fazer isso, mas, no geral, este processo envolve um treinamento inicial, que é praticamente obrigatório mesmo para quem já possui experiência anterior em gestão.

Também é passado tudo sobre sistemas e softwares necessários para o bom andamento do novo negócio. Este aspecto facilita bastante a vida de quem quer ter êxito! As franquias são rigorosas a respeito da organização dos setores envolvidos, como a parte de Recursos Humanos, área financeira, processos operacionais, Marketing, uso correto da marca, etc.

Normalmente, são compartilhados diversos manuais que esclarecem as normas e políticas da marca e são passadas várias dicas operacionais da rotina da empresa. A franquia informa ainda dados necessários sobre o gerenciamento de uma nova unidade, procedimentos técnicos, estratégias de abordagem e de vendas. Enfim, o que o franqueado pode e o que não pode fazer!

Graças a isso tudo e aos padrões específicos que são recebidos, o franqueado já tem um bom caminho andado, até mesmo antes de inaugurar seu novo negócio. Este suporte também diminui a quantidade de dúvidas e prepara o investidor para os problemas que podem aparecer.

O know-how das franquias é um auxílio e um benefício também por significar um canal de comunicação permanente, já que o franqueador orienta os franqueados sempre que aparecerem dificuldades.

São comuns, ainda, as visitas na unidade franqueada: elas são importantes porque funcionam como avaliações periódicas, onde também instruem o franqueado sobre como manter a padronização. O objetivo destas visitas é que as novas unidades usufruam dos mesmos resultados positivos que as demais e a matriz. São momentos bastante proveitosos quando levados a sério e não entendidos simplesmente como uma fiscalização à procura de erros, por exemplo.

Dicas finais sobre outros cuidados importantes

Você notou a importância do know-how em franquias, certo? Certamente, quando você imaginou abrir uma franquia, sonhou também em ter um modelo de negócio já testado e aprovado. Afinal, desta forma, você economiza tempo e dinheiro! E pode focar nas suas próprias fórmulas para o seu empreendimento começar bem, ter sucesso e vida longa no mercado.

Então, lembre-se de perguntar e avaliar bem esta questão antes de assinar contrato com uma determinada franquia. Não tenha medo ou receio em perguntar detalhadamente sobre quais itens estão no pacote de transferência de know-how.

Independentemente do segmento que você for trabalhar, converse bastante com o franqueador e também com os outros proprietários da mesma franquia. Observe atentamente as várias opções que existem no mercado, passando pelas chamadas micro franquias baratas até as redes que mais fazem sucesso no Brasil.

Conclusão

Não se esqueça, também, de apostar em um segmento que vem crescendo constantemente, apesar das sucessivas crises econômicas que acometem o país, como as franquias de educação.

E anote: o tempo que você usa para pesquisar direitinho e descobrir os benefícios que cada franquia tem a oferecer para você nunca é demais!

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