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Franquias
6 minutos de leitura
Por Redação Wizard
04 de maio de 2022
7 estratégias para o sucesso da sua escola de idiomas
Em um país no qual a maioria da população não fala inglês nem tem um alto grau de fluência em uma segunda língua, abrir uma escola de idiomas mostra-se como uma oportunidade de negócio promissora.
No entanto, assim como há mercado, há também grande concorrência, sobretudo no nicho de escola de idiomas de bandeira branca — isso é, não associada a nenhuma franquia.
Por isso, é vital buscar constantemente formas de gerar diferenciais para que o empreendimento permaneça competitivo e bem-sucedido.
A seguir, você poderá conhecer algumas ideias para isso. Continue a leitura e confira dicas para ajudar o seu negócio a crescer e ter sucesso no mercado.
Para saber como atrair mais alunos, onde captá-los, quais canais utilizar na comunicação, entre outras decisões que ajudam a direcionar a sua escola para o sucesso, é fundamental conhecer em profundidade quem é o seu público.
Uma das técnicas utilizadas para essa finalidade é desenvolver personas. Tratam-se de perfis semificcionais com descrições detalhadas sobre o seu target, a partir de informações como seus gostos, seus desafios, preferências, motivações para aprender um novo idioma, etc.
Assim, a partir desse entendimento, será possível tornar suas campanhas de novas matrículas e de marketing mais assertivas e adotar uma abordagem que deixe claro ao seu aluno em potencial porque a sua escola é a opção ideal e como ela poderá ajudá-lo a resolver seus problemas e dores.
Boa parte dos seus atuais e futuros alunos já é nativa digital, isto é, nasceu com a tecnologia e a internet disponíveis e convive com elas em sua rotina de forma intensa.
Portanto, para atrair esse público e manter um relacionamento duradouro com ele, é vital também inserir a sua escola de idiomas neste contexto.
Sendo assim, estabelecer e consolidar a sua presença digital é indispensável. Isso pode ser feito por meio de:
Com a ampla oferta de escolas, diversos aspectos são avaliados pelos potenciais alunos e seus responsáveis. Um deles é o atendimento prestado pela instituição.
Vivemos atualmente na Era da Experiência, na qual o atendimento e a experiência ofertados ao cliente estão no centro dos diferenciais entre uma marca e outra.
Portanto, um dos caminhos para o sucesso da sua escola de idiomas é aprimorar esses pontos. Isso pode ser feito de diversas formas, tais como:
Para compreender como a sua escola de idiomas pode oferecer mais valor ao aluno e posicionar-se com maior destaque e sucesso em seu mercado, é importante também conhecer e acompanhar as iniciativas dos seus concorrentes, especialmente quanto a questões como:
A partir desse estudo, será mais fácil identificar maneiras de diferenciar a sua escola de idiomas e oferecer uma proposta de valor única para o seu público de interesse.
De acordo com um estudo global da consultoria PwC, quase 45% das pessoas entrevistadas estariam dispostas a pagar a mais para terem um nível maior de comodidade.
Assim, facilitar a vida de seu público pode ser outra maneira de ajudar a orientar a sua escola de idiomas para o sucesso.
Para isso, é importante considerar toda a jornada do aluno, desde o contato inicial com a sua instituição, como é o processo de matrícula e rematrícula, como as aulas são ofertadas, como esse relacionamento é nutrido, etc.
Você pode considerar pontos como:
Tomar decisões baseadas apenas em “achômetro” e feeling pode ser ineficiente e caro. Diferentemente disso, quando se fundamenta as escolhas a partir de dados confiáveis, os riscos são reduzidos e as possibilidades de sucesso, potencializadas.
Sendo assim, outra forma de descobrir quais estratégias adotar para o crescimento e o sucesso da sua escola de idiomas é munindo-se de informações por meio de pesquisas.
Você pode fazê-las junto a seus diferentes públicos como alunos atuais, potenciais, pais interessados e, mesmo, quanto ao mercado.
Para que esses dados gerem inteligência, é importante ir além das informações demográficas — como local de moradia, ocupação, idade, etc. Incluir perguntas sobre níveis de satisfação com diferentes aspectos da sua escola pode fornecer insights valiosos.
Para isso, você pode utilizar metodologias próprias para esse tipo de pesquisa, como a NPS. Isso ajudará a tornar o processo mais fácil, confiável e promissor.
De fato, conforme dados da QuestionPro, organizações que fizeram com consistência pesquisa de satisfação por meio da métrica NPS aumentaram as suas taxas de crescimento em 10%.
Quem gerencia uma escola de bandeira branca conhece alguns desafios que dificultam ou limitam a expansão e consolidação do negócio.
Concorrer com uma marca conhecida no mercado nacional, com metodologias e tecnologias de ponta, com processos administrativos e um sistema de gestão já testados e aprovados pode criar barreiras para o crescimento da sua instituição de ensino.
É por isso que uma das estratégias para o sucesso da sua escola de idiomas pode ser transformá-la em uma franquia. Esse pode ser o diferencial que faltava para atrair e reter mais alunos, obter maior eficiência operacional e oferecer mais valor ao seu público em potencial.
As franqueadoras investem continuamente no reconhecimento da marca, em melhorias metodológicas, em treinamentos e atualização. E isso permite manter a competitividade dos franqueados sempre em alta.
Para saber mais sobre essa possibilidade, descubra as oportunidades que o mercado de franquias oferece.
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