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Franquias
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
04 de março de 2020
5 coisas que você deveria saber sobre o mercado de franquias
Se você está pensando em abrir o seu próprio negócio ou em diversificar seus investimentos, o mercado de franquias pode ser uma opção rentável e segura. De acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em conjunto com o Sebrae, há 20 anos o franchising cresce continuamente.
Para se ter ideia, o setor, que já se popularizou no país, representa hoje 2,6% do PIB brasileiro. E as expectativas para 2020 continuam promissoras – estima-se um crescimento de 8%, segundo projeções da ABF.
Para compreender melhor como funciona e quais são os diferenciais do mercado de franquias, continue a leitura deste artigo.
As franquias são regulamentadas no Brasil pela Lei 8.955, de 15 de dezembro de 1994. Em linhas gerais, franchising ou franquia refere-se a um modelo de negócios no qual é utilizado um sistema de concessão de licença para usar a marca, o know-how e serviços ou produtos de uma empresa.
Em contrapartida, o franqueado paga ao franqueador taxas e, eventualmente, royalties por esse direito de uso que traz agregado a ele diversos benefícios para o investidor, como trabalhar com uma marca conhecida e com credibilidade no mercado.
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Vale destacar que investir em franquias de idiomas e educação pode ser extremamente rentável. De acordo com dados da ABF, franquias que prestam serviços educacionais faturaram R$ 2,8 bilhões no primeiro trimestre de 2019, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período de 2018.
Ainda, esse segmento deve permanecer aquecido, sobretudo levando-se em conta as demandas do mercado de trabalho. De fato, conforme dados de uma pesquisa da Catho, o inglês fluente pode ser considerado fator primordial para contratação, além da possibilidade de aumentar em até 70% o salário do profissional.
Em contrapartida, uma pesquisa realizada pela British Council aponta que apenas 3,4% da população brasileira fala inglês fluentemente. Esse déficit faz com que a franquia de idiomas seja um nicho bastante promissor para empreender e investir.
A seguir, descubra mais alguns pontos importantes sobre o mercado de franquias e veja como esse pode ser um segmento de negócio atrativo.
Diferentemente de quando abrimos um negócio próprio, o que exige divulgar os seus produtos ou serviços para que os clientes conheçam, para, então, conseguir fidelizá-los, as franquias já possuem um público-alvo predefinido, análise de mercado, técnicas já testadas e aprovadas e, principalmente, o peso da marca de uma empresa já conhecida.
Tudo isso acelera o tempo que normalmente seria demandado para um novo negócio se fortalecer, conquistar clientela e gerar retorno.
Quando se abre uma franquia, o franqueador é responsável por instruir o franqueado e sua equipe quanto a questões práticas do negócio, como a escolha do ponto, compra de insumos, condutas, público, custos, lucros, questões comercial e pedagógicas, etc.
Assim, o empreendedor, mesmo sendo iniciante, ingressa no mercado de franquias bem preparado e munido de informações estratégicas para fazer do negócio um sucesso.
Um dos grandes desafios de qualquer negócio é identificar, captar e manter uma rede de fornecedores confiáveis e altamente qualificados. Esse é mais um dos desafios que não fazem parte da rotina de um franqueado.
Isso porque os fornecedores que atendem franquias são sempre homologados, o que garante mais qualidade nos produtos e serviços oferecidos. Além disso, a própria franqueadora negocia com eles preços mais competitivos, permitindo que você otimize sua verba sem abrir mão da qualidade de seus parceiros de negócios.
Quem está pensando em ingressar no mercado de franquias precisa saber que há franqueadoras que cobram e outras que não cobram royalties.
Conforme a Lei 8.955, esses são uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. Essa taxa pode ser um valor fixo, um percentual sobre o faturamento, uma cobrança mensal, semestral, anual, etc.
Portanto, optar por uma franquia atrativa e que não faça esse tipo de cobrança pode reduzir seus custos de operação e potencializar seu retorno.
Na Lei das Franquias, há outro ponto bastante importante. Ela determina que os franqueadores tenham uma Circular de Oferta de Franquias (COF) com informações detalhadas sobre deveres e contrapartidas do franqueado e do franqueador.
Esse documento é de fornecimento obrigatório para os candidatos a franqueados, sendo compartilhado normalmente em um estágio mais avançado das conversas. Por lei, após ter acesso à COF, o candidato tem, pelo menos, dez dias para analisá-lo e prosseguir com o fechamento do contrato.
Para continuar se informando sobre o atrativo mercado de franquias, confira também nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens de empreender com franquias.
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