- Contraste
- Texto
Cultura
3 minutos de leitura
Por Redação Wizard
08 de setembro de 2021
Hino do Reino Unido: letra e curiosidades
Você conhece o hino do Reino Unido? Caso sim, já parou para observar com detalhes a sua letra e o seu significado?
Pois bem! Hinos nem sempre são as músicas mais lembradas na hora de estudar inglês, mas, sinceramente, o do Reino Unido vale esse esforço e a gente vai mostrar o por quê!
Logo de cara, o hino do Reino Unido se chama “God save the King” (“God save the Queen” na versão atual e o texto vai te explicar essa história), ou seja, “Deus salve o Rei”, algo que ainda representa muito bem o sistema político que rege o país e soa bem diferente da nossa realidade por aqui no Brasil.
Mas sem muitos spoilers, bora por partes! Sendo assim, se arruma na cadeira aí e curta essa leitura, tanto para agregar cultura como para treinar seu inglês. Vamos lá!
O que não faltam são mistérios e lendas cercando a história do hino de Reino Unido e, por isso, ele se torna ainda mais interessante para quem o estuda e admira
. A frase que sustenta o seu título (God Save the King) é citada em diversos registros históricos e literários do país, incluindo as primeiras versões traduzidas da bíblia no inglês.
Além disso, esse termo era comumente usado durante as cerimônias e eventos das coroações do reino, especialmente a partir de 973, quando o Rei Edgar assumiu o trono.
Lá já pelo século XVI, o termo “God Save The King” passou a ser oficialmente usado pela ordem da Marinha Real também. Mas foi só em 1744 que isso se tornou uma espécie de lema patriótico para os ingleses, quando a frase se popularizou entre jornais e todo material impresso que se possa imaginar.
Em todo o texto, sempre havia essa citação no final. O teatro e a arte em geral também se apropriaram do lema, especialmente no século XVIII, quando o Rei George II perdeu uma importante batalha e a Inglaterra foi invadida, criando assim um canto de apoio e de incentivo à sua reconquista.
A partir daí, esse mesmo canto se tornou o hino oficial do Reino Unido.
Diferentemente do hino brasileiro, por exemplo, que mantém sua letra original desde seus dias de criação, o hino do Reino Unido sofreu mudanças contínuas ao longo dos anos e foi se adaptando às transformações da monarquia britânica.
Hoje, por exemplo, a frase God Save The King é direcionada à Rainha Elizabeth, o que fez com que a letra oficial se adaptasse ao feminino: God Save the Queen.
Outros versos e palavras do inglês antigo também foram inclusas ou removidas, deixando a letra menos militarizada e com novas referências ao nascimento de novos personagens reais.
Mas, no geral, o contexto patriótico e apreço pela monarquia ainda se mantêm, mesmo nos dias de hoje.
Uma curiosidade interessante sobre o hino do Reino Unido é que ele é cantado unicamente na Inglaterra e na Irlanda, pois tanto a Escócia como o País de Gales criaram suas próprias canções ao longo do anos e abandonaram a versão original sobre a qual estamos falando.
God Save the Queen
God save our gracious Queen,
Long live our noble Queen,
God save the Queen;
Send her victorious,
Happy and glorious,
Long to reign over us:
God save the Queen.
O Lord, our God, arise,
Scatter her enemies
And make them fall.
Confound their politics,
Frustrate their knavish tricks,
On Thee our hopes we fix,
God save us all.
Thy choicest gifts in store,
On her be pleased to pour;
Long may she reign:
May she defend our laws,
And ever give us cause
To sing with heart and voice (1)
God save the Queen. (2)
Deus Salve a Rainha
Deus salve nossa bondosa Rainha,
Longa vida à nossa nobre Rainha,
Deus salve a Rainha;
Que a faça vitoriosa,
Feliz e gloriosa,
Que tenha um longo reinado sobre nós:
Deus salve a Rainha.
Ó Senhor, nosso Deus, venha,
Dispersar os inimigos dela
E fazê-los cair.
Confunda a política deles,
Frustre seus truques fraudulentos,
Em Ti depositamos nossa esperança,
Deus salve a todos nós.
Os melhores presentes,
Seja agradável lhe dar;
Que seu reinado seja longo:
Que ela defenda nossas leis,
E sempre nos dê motivo
De cantar com o coração e voz
“Deus salve a Rainha.”
Enfim, essas são algumas curiosidades sobre o hino do Reino Unido e como sua história, origem e até mesmo seu uso atual se diferenciam completamente de nossa cultura aqui, concorda?
E se você curte cultura e acha que, tanto hino como qualquer outra canção pode servir como meio de praticar seu inglês, não deixe de conferir um e-book completo com dicas imbatíveis para você treinar o listening e o reading em inglês. Faça o download e bons estudos!
08 de agosto de 2023
História do futebol: o que a Inglaterra tem a ver com isso?
07 de agosto de 2023
20 de abril de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários