- Contraste
- Texto
Carreira
Por Redação Wizard
30 de outubro de 2019
Fala várias línguas? Conheça profissões para poliglotas
O interesse por estudar uma segunda língua sempre é estimulado por alguma razão, que pode ser profissional ou, até mesmo, por puro gosto pessoal. No entanto, o que muitas vezes não ocorre para os poliglotas é o quanto esse diferencial pode abrir portas em carreira profissional. Por isso, confira o artigo até o final para entender de que forma falar mais de um idioma pode enriquecer seu currículo e, assim, abrir outros caminhos no mercado de trabalho.
Por definição, a palavra poliglota é nome que se dá para pessoas que falam vários idiomas. O significado do termo tem origem na junção de duas palavras gregas: polý, que significa “numeroso”, e glossai (ou glottai), que quer dizer “línguas”. Ou seja, para ser um poliglota, é necessário ir além de duas línguas diferentes, ao menos quanto idiomas.
Em empresas grandes e multinacionais, é comum a relação com estrangeiros. Nesse sentido, um profissional poliglota é o perfil perfeito para exercer a função de mediador em calls, reuniões e contatos diversos com pessoas de outro país.
Em etapas de contratação de companhias globais, o domínio de pelo menos uma segunda língua é praticamente requisito obrigatório. Diante disso, o conhecimento de três idiomas (ou mais) coloca o profissional poliglota alguns passos à frente de outros candidatos.
Além de servir como instrumento para a comunicação com clientes do exterior, o domínio de mais de uma língua pode ser muito útil, também, para networking. Conseguir trocar contatos para, futuramente, desenvolver parcerias com empresas multinacionais ou figuras de interesse do exterior é o tipo de vantagem que o domínio de línguas proporciona.
Entender o idioma nativo de um possível parceiro ou cliente sem que seja necessário recorrer ao inglês (como normalmente acontece) estabelece uma relação mais natural e confortável com a pessoa do exterior. Dessa forma, a profundidade das conversas e os resultados podem ser muito benéficos quando seu parceiro de negócio poderá conversar em sua língua nativa.
Na verdade, um profissional poliglota pode atuar em qualquer área, conforme observado nos tópicos acima sobre carreira. Porém, existem algumas profissões, como a de tradutor e/ou intérprete, que convivem com línguas estrangeiras, o que faz com que o domínio sobre outros idiomas seja requisito obrigatório. Confira abaixo:
Existem algumas coisas curiosidades a respeito do poliglotismo, nome dado à capacidade de falar diversas línguas. Veja:
Quem sabe falar idiomas, além de dominar mais de uma língua, ainda preserva a memória. Aprender uma nova língua é um ótimo exercício para o cérebro;
Sabia que existe um encontro mundial de poliglotas? O nome é Polygloth Gathering e cada edição do evento acontece, anualmente, em diferentes países, desde 2014;
Não faz muito tempo que estudiosos da Neurociência consideravam a infância como o melhor período para aprender e se tornar fluente em outra língua. Porém, estudos mais atuais mostram que isso pode ser contestado, já que a capacidade humana de aprender novos idiomas não diminui muito conforme a idade avança.
Estudar um novo idioma é algo que combina uma porção de vantagens. Além de estimular o cérebro, o profissional que procura ampliar seu conhecimento em línguas passa a interagir com mais facilidade em outras culturas e, ainda, enriquece o currículo para melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Que tal se tornar poliglota? A Wizard possui 8 cursos de idiomas para você alcançar o poliglotismo! Clique para fazer 4 aulas grátis para conhecer a metodologia Wizard!
20 de setembro de 2023
A exigência do inglês para o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais comum, e a habilidade passou de diferencial para pré-requisito. Por esse motivo, não ser fluente na língua pode colocar muitas barreiras em sua carreira. Vamos entender melhor por que isso acontece!
04 de agosto de 2023
09 de janeiro de 2023
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários